Partilhar

Como calcular o IRRF

Por Samanta Fluture. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como calcular o IRRF

Você está em dúvida de como calcular o Imposto de Renda Retido na Fonte? O cálculo IRRF é uma dificuldade e um grande mistério para muitas pessoas que percebem um desconto em seu salário todos os meses.

Entender como funciona esse cálculo do IRRF não irá reduzir esse desconto, mas é importante você ter conhecimento completo sobre suas finanças e também reduzir aquela dor de cabeça desnecessária sobre dinheiro. Não é preciso ser especialista na área de contabilidade para ser capaz de entender como funciona o imposto de renda mensal. O cálculo do IRRF é baseado em fórmulas simples, que qualquer pessoa com compreensão básica de matemática é capaz de entender.

Para ajudar você a esclarecer a dúvida sobre como se chega no valor descontado, neste artigo de umComo.com.br iremos mostrar como calcular o Imposto de Renda Retido na Fonte, se baseando em salários básicos e regulares. Pegue uma calculadora e siga nosso passo a passo!

Também lhe pode interessar: Como calcular juros simples
Passos a seguir:
1

Tome nota do valor bruto do seu salário-base. Ou seja, aquele que ainda não foi aplicado impostos e descontos. Em nosso exemplo, vamos determinar um valor de R$ 3.000,00 para usar de base nos cálculos a seguir. Quando for calcular o imposto, não esqueça de usar o valor do seu próprio salário bruto.

2

Vamos começar as contas. Primeiramente, calcule os valores dos redutores, ou seja, aqueles descontos que são feitos em seu pagamento, dependendo do acordo que possui de trabalho. Podem ser: INSS, Dependente e outros como Previdência Privada. Em nosso exemplo, calcule 11% do seu salário-base referente ao INSS (R$ 330,00), R$150,69 para cada dependente e 10% de Previdência Privada (R$ 300,00). Some todos esses valores para ter o total: R$ 780,69.

3

Subtraia do valor bruto do seu salário-base o número total que chegamos anteriormente. Seguindo nosso exemplo: a diferença resultante será de R$ 2.219,31. Esta será a base de cálculo do IRRF.

4

Acesse a Tabela de Salários de Contribuição Vigente, que está disponível no site da Receita Federal e em vários outros, e busque pelo percentual referente ao valor da base de cálculo encontrada. Por exemplo, seguindo os cálculos com nosso valor de base, para 2014, o valor encontrado está na faixa entre R$ 1.499,15 até R$ 2.246,75. A alíquota referente é de 7,5% com dedução de R$ 112,43 sobre o valor do imposto.

5

Em seguida, multiplique o valor de base pelo percentual. No exemplo: R$ 2219,31 x 7,5% = R$ 166,44.

6

Depois, subtraia o valor encontrado pelo valor de dedução sobre o valor do imposto, que falamos acima. Ou seja, R$ 166,44 – R$ 112,43 = R$ 54,01. Assim, seguindo o exemplo, o valor de Imposto de Renda Retido na Fonte deverá ser de R$ 54,01.

7

Para fazer esse cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte mensalmente de forma mais fácil e rápida, sem a necessidade de fazer as contas à mão, que tal usar sites como o Calculador IRRF e Debit. Estes sites possuem calculadores automáticas específicas para estas contas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o IRRF, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Lembre-se que alguns salários possuem valores agregados e diferentes descontos, como adicionais noturnos, horas extras, encarregado, insalubridade, entre outros. Tais valores implicam em um cálculo mais elaborado. Por isso, ao efetuar os primeiros passos, não esqueça de calcular estes determinados descontos antes de seguir para o cálculo do IRRF.

Escrever comentário sobre Como calcular o IRRF

1 comentário
helena
como posso calcular imposto de renda retido na fonte da minha loja e do modelo 15

Como calcular o IRRF
Como calcular o IRRF

Voltar ao topo da página