Como calcular o custo de oportunidade

Como calcular o custo de oportunidade

O custo de oportunidade é o valor da melhor opção não realizada. Para entender melhor, quando você compra ou faz uma atividade está deixando de comprar ou realizar outras coisas que englobam o custo alternativo. Sempre que façamos uma transação ou realizemos uma atividade teremos um custo de oportunidade e, normalmente, tentamos escolher a opção que minimiza nosso custo de oportunidade. Em umComo explicamos-lhe como calcular o custo de oportunidade para que possa tomar uma decisão.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve fazer para calcular o custo de oportunidade é procurar a medida com a qual vamos analisar nosso custo de oportunidade, por exemplo: vamos estudar o caso de ir ao cinema; nosso valor de medida será em reais.

2

Em segundo lugar, deverá especificar as despesas incluídas em sua escolha: Entrada (30 reais), pipoca com refrigerante (20 reais) e transporte público (3 reais).

3

Depois devemos avaliar quais são as opções que deixaremos de fazer se finalmente formos ao cinema: por exemplo, ver o filme em casa. Nesta opção a pipoca e o refrigerante custariam apenas 6 reais comprando no supermercado. Mas você estaria disposto a pagar (se medirmos a satisfação em dinheiro) 30 reais -em um caso hipotético- por poder ficar em casa, cômodo, vendo o filme no sofá. Estes 30 reais são o valor que tem para você ficar em casa, mesmo que na realidade só custe 6.

4

Por último, calcule o resultado do seu custo de oportunidade de ir ao cinema: se finalmente for, estará renunciando aos 30 reais de benefício de ficar em casa. Também renunciará aos 6 reais de despesa que implica ver o filme em casa. Portanto, o custo de oportunidade de ir ao cinema é de 24 reais e este seria o benefício ao qual renunciou (30 de benefício de ficar em casa menos 6 de despesa pela pipoca e refrigerante).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o custo de oportunidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.