Partilhar

Como calcular o 13º salário

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como calcular o 13º salário
Imagem: acpessoal.blogspot.pt

O que é popularmente chamado de 13º mês trata-se de uma bonificação salarial que um trabalhador recebe por cada mês de trabalho cumprido. Também chamado de gratificação natalícia, este valor deve ser pago ao empregador no Brasil em duas parcelas até ao final do ano, sendo que a primeira tem a data limite de 30 de novembro e a segunda deve ser paga até 20 de dezembro. É, assim, um presente de Natal muito agradável que lhe permite passar os dois últimos meses do ano mais folgado. Para descobrir como calcular o 13º salário, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como calcular salário família
Passos a seguir:
1

A bonificação do 13º salário é proporcional à quantidade de meses que você trabalhou durante um ano. Dessa forma, se trabalhou apenas 8, receberá menos que quem trabalhou 10, e aqui entra também outro fator que é o valor do seu salário.

2

Para descobrir qual o valor do seu 13º salário use esta fórmula simples: (salário ÷ 12) x nº de meses de trabalho.

3

Passamos a um exemplo prático para ser mais fácil perceber o cálculo: imaginando que seu salário é $900 reais e que você, em um ano, trabalhou 7 meses, a conta será a seguinte: 900 ÷ 12 = 75; 75 x 7 = 525. Isto significa que o valor do seu 13º salário será $525 reais.

Como calcular o 13º salário - Passo 3
Imagem: gerandodemanda.com.br
4

O 13º salário também é válido para quem, por alguma razão, não trabalhe até ao final do ano. Desta forma, se você for despedido ou se despedir antes de Novembro ou Dezembro, terá direito ao seu 13º salário tal como qualquer outro trabalhador. No entanto não existe bonificação para quem for despedido por justa causa.

5

Lembre-se também que, apesar do cálculo lhe apresentar um valor real do seu 13º mês, a ele terá ainda de subtrair impostos como o FGTS, INSS e Imposto de renda, pelo que o valor será ligeiramente mais baixo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o 13º salário, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário sobre Como calcular o 13º salário

1 comentário
Antonieta Inacio Baptista
Obrigado pela esclarecimento e espero receber mas notificação

Como calcular o 13º salário
Imagem: acpessoal.blogspot.pt
Imagem: gerandodemanda.com.br
1 de 2
Como calcular o 13º salário

Voltar ao topo da página