Partilhar

Como calcular folha de pagamento

Por Elisabeth Mamede. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular folha de pagamento
Imagem: thegeneral.com

Saber a forma correta de se calcular uma folha de pagamento é importante para quem precisa realizar o pagamento de um funcionário, para que tudo seja feito de forma correta é preciso seguir alguns passos para não se esquecer de detalhes que podem acabar influenciando no fim da folha. Se você deseja saber Como calcular folha de pagamento então se prepare, pois o umComo.com.br vai te explicar o procedimento passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como calcular o custo de oportunidade

O que é a folha de pagamento?

A folha de pagamento é um documento que relata a remuneração recebida por um funcionário após os seus dias de serviço. É importante saber também que o holerite contém todas as informações sobre os nossos ganhos trabalhistas e que ele será útil para procedimentos como um financiamento ou aposentadoria.

Vamos ver então Como calcular folha de pagamento.

Categoria do funcionário

Para iniciar o procedimento o seu funcionário precisa ser classificado em uma categoria trabalhista, podendo ser indústria, comércio, prestador de serviço entre outras opções.

Essa classificação é necessária por que cada uma das categorias existentes é regida por meio de uma Convenção Coletiva que é a responsável pelas normas de seu grupo.

Ponto

O próximo passo é a análise do ponto de frequência do funcionário, pois é por meio dele que você poderá verificar se o funcionário realizou horas extras ou até mesmo deixou de realizar horas de trabalho.

É também por meio do ponto do funcionário que se consegue analisar se ele deve receber algum tipo de adicional, como por exemplo:

Como calcular folha de pagamento - Ponto
Imagem: pdvativo.com.br

Faltas

Verifique também se o funcionário obteve alguma falta durante o período trabalhado, as faltas não justificadas podem ser descontadas do salário do funcionário.

Caso o funcionário tenha faltas, mas essas faltas sejam justificadas então essas não deverão ser descontadas do salário bruto do seu funcionário.

INSS

O INSS é uma contribuição de seguro social que é descontada dos trabalhadores que possuem registro em folha. O INSS precisa ser calculado para ser descontado em folha de pagamento do funcionário e o valor do desconto pode variar de 7,65% a 11%, isso dependendo do valor do salário do funcionário.

Como calcular folha de pagamento - INSS
Imagem: eloconcursos.com.br

Imposto de renda

O imposto de renda é mais um valor que precisa ser calculado e descontado na folha de pagamento.

O cálculo de imposto de renda é calculado tendo como base o valor do salário do funcionário deduzido o seu INSS.

A determinação correta da base de cálculo do imposto de renda tem como dedução legal:

  • Desconto do INSS;
  • Dependentes;
  • Faltas;
  • Pensão alimentícia;
  • Atrasos.
Como calcular folha de pagamento - Imposto de renda
Imagem: tv.recordjp.com

Desconto sindical

Existem descontos do sindicato aos quais o seu funcionário está ligado que precisam também ser realizados, normalmente esses descontos são feitos 2 vezes ao ano, então não se esqueça de averiguar as datas corretas em que eles ocorrerão.

Existem alguns sindicatos que dão ao funcionário o direito de escolha para que possam decidir em se afiliar a eles ou não.

Descontos e benefícios em folha de pagamento

Por fim são realizados e verificados todos os descontos e benefícios que serão realizados no salário do profissional. Sendo eles:

  • INSS;
  • Faltas;
  • Vale transporte;
  • Vale refeição;
  • Imposto de renda
  • Adiantamento salarial;
  • Contribuição sindical.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular folha de pagamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como calcular folha de pagamento

Como calcular folha de pagamento
Imagem: thegeneral.com
Imagem: pdvativo.com.br
Imagem: eloconcursos.com.br
Imagem: tv.recordjp.com
1 de 4
Como calcular folha de pagamento

Voltar ao topo da página