Partilhar
Partilhar em:

Como calcular férias proporcionais

Passo a passo
Avaliação: 4,6 (1122 votos)
51 comentários
24 vezes partilhado
 
Como calcular férias proporcionais
Fonte: tacarros.com.br

Todos os trabalhadores têm direito a um período de férias anuais correspondente a 30 dias, após decorrido um ano de trabalho. Tendo direito a receber o respetivo salário do mês e mais um terço desse valor, dois dias antes de ir de férias. As férias proporcionais são concedidas quando o trabalhador é demitido ou pede a demissão antes de completar um ano de trabalho. Caso o trabalhador pretenda se demitir, deve avisar a empresa da sua vontade com 30 dias de antecedência. Nesta situação, o trabalhador tem direito ao saldo de salário, ao 13º salário proporcional e às férias proporcionais dos meses trabalhados até à data de saída. Se for a empresa a demitir o trabalhador sem justa causa, esta para além de pagar todos os direitos do trabalhador, tem de pagar as férias proporcionais. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como calcular férias proporcionais.

Também lhe pode interessar: Como calcular férias vencidas
1

A primeira coisa que precisa de saber é o valor do seu salário bruto mensal. De seguida, deverá dividir esse valor por 12 meses. O resultado será o valor das suas férias proporcionais mensais.

2

Imaginando que o seu salário mensal é de R$ 724 (salário mínimo). Divida este valor por 12 meses. 724/12 = 60,33. O valor das suas férias proporcionais é de R$ 60,33.

3

Agora imagine que você trabalhou 7 meses até à data de demissão. Basta pegar no valor mensal das férias proporcionais e multiplicar pelos meses trabalhados. Assim 60,33 x 7 = 422,31. Neste caso teria direito a receber R$ 422,31 de férias proporcionais.

4

Caso não tenha trabalhado um número certo de meses, ou seja, imaginando que trabalhou 6 meses e 4 dias até à data de demissão, basta calcular o valor diário de férias proporcionais. Continuando com o exemplo acima, pegamos no valor mensal de férias proporcionais e dividimos pelo número de dias trabalhados do mês, normalmente 22. Assim, 60,33/22 = 2,74. O seu valor diário de férias proporcionais é de R$ 2,74. Agora é pegar neste valor diário e multiplicar pelos dias trabalhados. Partindo do princípio que por mês trabalhou 22 dias, fazemos 22 x 6 = 132. E agora adicionamos os 4 dias restantes, 132 + 4 = 136. Agora basta pegar neste número e multiplicar pelo valor diário das férias proporcionais, 136 x 2,74 = 372,64. Neste caso teria direito a receber R$ 372,64.

5

E se foi demitido ou pediu demissão, a empresa também lhe terá de pagar as horas extra trabalhadas. Se tiver dúvidas no seu cálculo, consulte o nosso artigo sobre como calcular horas extra.

6

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como calcular férias proporcionais, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Relacionados
Comentários (51)

Escrever comentário sobre Como calcular férias proporcionais

Muito útil
51 comentários
izabel
Sua avaliação:
Ola queria saber ..entrei trabalho dia 15/09 com salario de R$1.070,00....quanto tenho a receber de férias proporc?
Vanessa Lopes
Oi Izabel! Se esse for o valor do seu salário bruto, então você tem de fazer 1070/12=89,17. Agora imaginando que você trabalha até o dia 15/12, totalizando 3 meses, basta fazer 89,17x3=267,51. Esse é o valor das suas férias proporcionais. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido sua dúvida!
Claudir de Andrade
Sua avaliação:
o periodo aquisitivo de ferias é de 07/01/2016 a 06/01/2017 e data de rescisão é 23/12/2016. As ferias deve ser integral ou proporcional? Tem algum fundamento legal?
Kika
deve receber o valor integral pois o mes de dezembro entra na contagem visto que trabalhará mais de 15 dias.
Rebecca de Matos
Sua avaliação:
Só uma atualização do valor do salário mínimo: R$880 (em novembro de 2016).
Renata Axt Francisco
Sua avaliação:
Boa tarde! Fiz 1 ano em minha empresa no dia 01/09 e gostaria de saber o valor que vou receber de ferias, ja agendamos para o dia 1 de novembro, só vou tirar 20 dias de ferias.
Kika
para cálculos é necessário saber seu salário
kah
Sua avaliação:
Fui demitido por justa causa tenho 10 meses e 10 dias.......Eu recebo o proporcional a esses 10 meses? Por te sido mandado por justa causa?
Juliana
Com justa causa vc não recebe nada, sem justa causa vc recebe proporcional como esta exemplificado acima!
kika
justa causa recebe apenas saldo de salário, só receberia férias se estivesse vencida!!
CLAUDISLENE SILVA
Sua avaliação:
Boa tarde! Estou com dúvidas quanto a quantidade de avos para férias proporcionais para o seguinte caso Data admissão: 01/09/2015 Data demissão: 13/08/2016 Seria 11/12 avos ou 12/12 avos? Agradeço antecipadamente
Kika
11/12 avos pois trabalhou menos que 15 dias em agosto/16 portanto o mes de agosto não entra na contagem
Cícero frerire
Eu vou fazer duas férias vencida agora em março.oque fazê?
Maria
Meu salário era de 300 reais trabalhei de empregada doméstica 4anos e 10 meses pedir demiçao dia 5 de fevereiro tenho algum direito?
tailane silva
Trabalho a 8 meses como doméstica, e minha patroa mi deu 15 dias de férias. Quanto eu devo receber?
Diana Gonçalves dos santos
Meu marido pega 2mil qual seria o valor das férias dele de um ano e 8 mês?

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como calcular férias proporcionais
Fonte: tacarros.com.br
Como calcular férias proporcionais