Partilhar
Partilhar em:

Como calcular férias proporcionais

Como calcular férias proporcionais
Fonte: tacarros.com.br

Todos os trabalhadores têm direito a um período de férias anuais correspondente a 30 dias, após decorrido um ano de trabalho. Tendo direito a receber o respetivo salário do mês e mais um terço desse valor, dois dias antes de ir de férias. As férias proporcionais são concedidas quando o trabalhador é demitido ou pede a demissão antes de completar um ano de trabalho. Caso o trabalhador pretenda se demitir, deve avisar a empresa da sua vontade com 30 dias de antecedência. Nesta situação, o trabalhador tem direito ao saldo de salário, ao 13º salário proporcional e às férias proporcionais dos meses trabalhados até à data de saída. Se for a empresa a demitir o trabalhador sem justa causa, esta para além de pagar todos os direitos do trabalhador, tem de pagar as férias proporcionais. De seguida, em umComo.com.br explicamos-lhe como calcular férias proporcionais.

Também lhe pode interessar: Como calcular férias vencidas
Instruções:
1

A primeira coisa que precisa de saber é o valor do seu salário bruto mensal. De seguida, deverá dividir esse valor por 12 meses. O resultado será o valor das suas férias proporcionais mensais.

2

Imaginando que o seu salário mensal é de R$ 724 (salário mínimo). Divida este valor por 12 meses. 724/12 = 60,33. O valor das suas férias proporcionais é de R$ 60,33.

3

Agora imagine que você trabalhou 7 meses até à data de demissão. Basta pegar no valor mensal das férias proporcionais e multiplicar pelos meses trabalhados. Assim 60,33 x 7 = 422,31. Neste caso teria direito a receber R$ 422,31 de férias proporcionais.

4

Caso não tenha trabalhado um número certo de meses, ou seja, imaginando que trabalhou 6 meses e 4 dias até à data de demissão, basta calcular o valor diário de férias proporcionais. Continuando com o exemplo acima, pegamos no valor mensal de férias proporcionais e dividimos pelo número de dias trabalhados do mês, normalmente 22. Assim, 60,33/22 = 2,74. O seu valor diário de férias proporcionais é de R$ 2,74. Agora é pegar neste valor diário e multiplicar pelos dias trabalhados. Partindo do princípio que por mês trabalhou 22 dias, fazemos 22 x 6 = 132. E agora adicionamos os 4 dias restantes, 132 + 4 = 136. Agora basta pegar neste número e multiplicar pelo valor diário das férias proporcionais, 136 x 2,74 = 372,64. Neste caso teria direito a receber R$ 372,64.

5

E se foi demitido ou pediu demissão, a empresa também lhe terá de pagar as horas extra trabalhadas. Se tiver dúvidas no seu cálculo, consulte o nosso artigo sobre como calcular horas extra.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como calcular férias proporcionais, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Comentários (55)

Escrever comentário sobre Como calcular férias proporcionais

55 comentários
larissa lopes
ola
gostaria de saber como calcular minhas ferias proporcionais
pedir demissão;só que fiz acordo com meu patrão
trabalhei 11 messes na impressa meu salario era R$ 1.107,00
ai como faço para calcular?
A sua avaliação:
Carmina Cutipa De Jimenez
Minha funcionaria trabalhou 9 meses e 11 dias, salario de 900, as ferias que ela fez o calculo normal mais 1/3. Esta correto?
A sua avaliação:
Fernanda
Olá, gostaria de saber como faço o calculo de um terço das férias. Trabalho no serviço domestico, comecei a trabalhar no dia 1 de março de 2016 e meu salario do mês de março até julho foi de R$ 1100,00 e a partir de agosto meu salario foi R$ 800,00 até dezembro. O calculo deve ser feito por qual salario, de 1100,00 ou de 800,00? E o decimo terceiro como deve ser calculado diante esta situação?
A sua avaliação:
maria jose de oliveira lima
boa tarde. gostaria de saber como faço pra calcular minhas ferias fiquei uma semana em casa e trabalhei o restante do mês de janeiro. muito obrigada.
A sua avaliação:
izabel
Ola queria saber ..entrei trabalho dia 15/09 com salario de R$1.070,00....quanto tenho a receber de férias proporc?
Vanessa Lopes
Oi Izabel! Se esse for o valor do seu salário bruto, então você tem de fazer 1070/12=89,17. Agora imaginando que você trabalha até o dia 15/12, totalizando 3 meses, basta fazer 89,17x3=267,51. Esse é o valor das suas férias proporcionais. Obrigada pelo seu comentário e espero ter esclarecido sua dúvida!
A sua avaliação:
Claudir de Andrade
o periodo aquisitivo de ferias é de 07/01/2016 a 06/01/2017 e data de rescisão é 23/12/2016. As ferias deve ser integral ou proporcional? Tem algum fundamento legal?
Kika
deve receber o valor integral pois o mes de dezembro entra na contagem visto que trabalhará mais de 15 dias.
A sua avaliação:
Rebecca de Matos
Só uma atualização do valor do salário mínimo: R$880 (em novembro de 2016).
A sua avaliação:
Renata Axt Francisco
Boa tarde! Fiz 1 ano em minha empresa no dia 01/09 e gostaria de saber o valor que vou receber de ferias, ja agendamos para o dia 1 de novembro, só vou tirar 20 dias de ferias.
Kika
para cálculos é necessário saber seu salário
A sua avaliação:
kah
Fui demitido por justa causa tenho 10 meses e 10 dias.......Eu recebo o proporcional a esses 10 meses? Por te sido mandado por justa causa?
Juliana
Com justa causa vc não recebe nada, sem justa causa vc recebe proporcional como esta exemplificado acima!
kika
justa causa recebe apenas saldo de salário, só receberia férias se estivesse vencida!!
A sua avaliação:
CLAUDISLENE SILVA
Boa tarde! Estou com dúvidas quanto a quantidade de avos para férias proporcionais para o seguinte caso Data admissão: 01/09/2015 Data demissão: 13/08/2016 Seria 11/12 avos ou 12/12 avos? Agradeço antecipadamente
Kika
11/12 avos pois trabalhou menos que 15 dias em agosto/16 portanto o mes de agosto não entra na contagem

Como calcular férias proporcionais
Fonte: tacarros.com.br
Como calcular férias proporcionais