Como calcular banco de horas

Como calcular banco de horas

Muito se fala sobre banco de horas, mas pouca gente sabe exatamente como ele funciona e é fundamental percebermos para que serve exatamente o banco de horas. Não só o trabalhar como o empregador devem perceber como funciona o bando de horas e saber calculá-lo. Quer aprender a calcular o banco de horas? É só continuar lendo esse artigo do umComo.

O que é o banco de horas?

O banco de horas, criado em 1998, é um sistema de compensação por horas extras trabalhadas onde, ao invés do funcionário receber o valor dessas horas em dinheiro, ele as recebe em forma de dias de folga.

Imagem: alexandremartins.org

Quantas horas podem ficar no meu banco de horas?

O empregador pode utilizar o sistema de banco de horas ou por apenas um período do ano ou essa pode ser a modalidade vigente para compensação de horas extras na empresa em definitivo.

Independente de qualquer coisa, o prazo máximo para o pagamento das horas em um banco de horas não pode ultrapassar um ano depois da hora extra realizada.

Como eu sei quantas horas eu possuo no meu banco de horas?

No dia do pagamento, cabe ao empregador mostrar ao funcionário quantas horas estão disponíveis no banco de horas, quantas já foram utilizadas e quantas estão por vencer. Esse documento deverá ser assinado pelo funcionário e arquivado.

E se o pagamento dessas horas for feito em dinheiro?

As horas extras não podem passar de duas horas de trabalho (além da jornada normal) por dia, e ainda a conta jornada de trabalho+horas extras não podem ultrapassar o período de dez horas por dia. Essas horas deverão ser pagas com um acréscimo de 50% em relação ao valor da hora do funcionário.

Imagem: otabuleiro.com.br

E em caso de demissão?

O banco de horas como sistema de compensação com folgas só é válido enquanto houver um contrato de trabalho em vigor. Em caso de demissão, as horas no banco de dados deverão ser pagas como horas extras. E para os casos de horas negativas no banco de horas (faltas sem justificativa e atraso, por exemplo), as mesas serão pagas pelo funcionário com o dinheiro da rescisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular banco de horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Se ainda tem alguma dúvida sobre o banco de horas, não hesite em dizer-nos, teremos todo o prazer em ajudar!