Partilhar

Como calcular banco de horas

Por Karol Jares. Atualizado: 7 junho 2018
Como calcular banco de horas

Muito se fala sobre banco de horas, mas pouca gente sabe exatamente como ele funciona e é fundamental percebermos para que serve exatamente o banco de horas. Não só o trabalhar como o empregador devem perceber como funciona o bando de horas e saber calculá-lo. Quer aprender a calcular o banco de horas? É só continuar lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como calcular o Seguro Desemprego

O que é o banco de horas?

O banco de horas, criado em 1998, é um sistema de compensação por horas extras trabalhadas onde, ao invés do funcionário receber o valor dessas horas em dinheiro, ele as recebe em forma de dias de folga.

Como calcular banco de horas - O que é o banco de horas?
Imagem: alexandremartins.org

Quantas horas podem ficar no meu banco de horas?

O empregador pode utilizar o sistema de banco de horas ou por apenas um período do ano ou essa pode ser a modalidade vigente para compensação de horas extras na empresa em definitivo.

Independente de qualquer coisa, o prazo máximo para o pagamento das horas em um banco de horas não pode ultrapassar um ano depois da hora extra realizada.

Como eu sei quantas horas eu possuo no meu banco de horas?

No dia do pagamento, cabe ao empregador mostrar ao funcionário quantas horas estão disponíveis no banco de horas, quantas já foram utilizadas e quantas estão por vencer. Esse documento deverá ser assinado pelo funcionário e arquivado.

E se o pagamento dessas horas for feito em dinheiro?

As horas extras não podem passar de duas horas de trabalho (além da jornada normal) por dia, e ainda a conta jornada de trabalho+horas extras não podem ultrapassar o período de dez horas por dia. Essas horas deverão ser pagas com um acréscimo de 50% em relação ao valor da hora do funcionário.

Como calcular banco de horas - E se o pagamento dessas horas for feito em dinheiro?
Imagem: otabuleiro.com.br

E em caso de demissão?

O banco de horas como sistema de compensação com folgas só é válido enquanto houver um contrato de trabalho em vigor. Em caso de demissão, as horas no banco de dados deverão ser pagas como horas extras. E para os casos de horas negativas no banco de horas (faltas sem justificativa e atraso, por exemplo), as mesas serão pagas pelo funcionário com o dinheiro da rescisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular banco de horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Se ainda tem alguma dúvida sobre o banco de horas, não hesite em dizer-nos, teremos todo o prazer em ajudar!

Escrever comentário sobre Como calcular banco de horas

6 comentários
A sua avaliação:
stermaris bueno
boa noite gostaria de tirar uma duvida, eu estou prestes a pedir minhas contas mas eu tenho em banco de horas 30 horas em haver com a empresa em que trabalho, gostaria de saber como é feito o calculo dessas horas e como a empresa tem q me pagar?
obrigada
walderlucia serra pereira
Estou negativada no meu banco de horas devo -96 horas como faço para saber o valor em dinheiro e como faço para negociar com meu patrão .Tenho essa opção ou não minha jornada de trabalho e de 8 horas por dia , mas não trabalho aos sábados , e quanto tempo para negociar se for possível.
Rosangela
como calcular meu banco de horas corretamente,ou seja, a cada 1 hora trabalhada a mais tenho direito de 25% de acréscimo nesta hora ,passando para 1:15,esta correto isso?
Eurípedes Neto
Bom dia. A empresa onde trabalho adota o banco de horas, e meu saldo atual é de 180 horas. Se eu pedir uma antecipação em dinheiro desse saldo (por exemplo: 100 horas), a empresa pode me pagar?
A sua avaliação:
André
Boa noite ! Tenho 328 horas de banco na empresa e 4 feriados , sendo que ja estão proximos a um ano ... Como reverter em dinheiro ?
Gilson camargo
Tenho 46horas no banco de horas ja venceu o prazo de 1ano o empregador deve me dar folga ou pagar em dinheiro com 50% de multa

Como calcular banco de horas
Imagem: alexandremartins.org
Imagem: otabuleiro.com.br
1 de 3
Como calcular banco de horas

Voltar ao topo da página