Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição

Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição

Quando vai chegando perto da hora de se aposentar muitas pessoas têm dúvidas sobre como são feitos os cálculos e sobre quanto irão receber de aposentadoria. De fato, não é tão simples entender como o INSS chega aos valores finais, mas o umComo vai te ajudar a compreender como calcular aposentadoria por tempo de contribuição no texto abaixo.

Passos a seguir:
1

A aposentadoria por tempo de contribuição deve ser solicitada com a comprovação de carência e tempo mínimo de contribuição exigidos pela Lei nº 8213/91. O período de carência corresponde ao número mínimo de meses pagos ao INSS para que o cidadão possa receber um benefício. No caso de aposentadoria, a carência mínima é de 180 meses. Já o mínimo de contribuição exigida são 35 anos para homens e 30 anos para mulheres para aposentadoria integral. A aposentadoria proporcional foi extinta em 1998 com a reforma da previdência, porém podem se aposentar nesta modalidade aqueles que já estavam inscritos na previdência social antes da publicação da Emenda Constitucional nº 20/98. Para isso, precisam cumprir os requisitos abaixo:

  • idade mínima de 53 anos para o homem ou 48 anos para mulher;
  • 30 anos de tempo de contribuição para o homem e 25 anos para a mulher;
  • 40% de pedágio sobre o tempo que faltava em 1998, quando mudou a lei.

Esta é a regra de transição criada para aqueles que, na data da Emenda Constitucional, não tinham implementados os requisitos para a aposentadoria pelas regras anteriores e não tinham 35 anos de tempo de contribuição (homem) ou 30 anos (mulher).

2

Para calcular a aposentadoria por tempo de contribuição e descobrir o valor do salário benefício você deve considerar uma média de maiores salários anteriores correspondentes a 80% de todo o período de contribuição e o fator previdenciário. O fator previdenciário é aplicado para cálculos de aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional no segundo caso. Foi criado com o objetivo de equilibrar a contribuição do segurado com o valor do benefício e baseia-se em quatro elementos: alíquota de contribuição, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida do segurado (conforme tabela do IBGE). A fórmula para calcular o salário benefício na aposentadoria por tempo de contribuição segue abaixo:

SB = F x Y

Onde:

SB = salário benefício

F = fator previdenciário

Y = média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 80% de todo o período de contribuição.

3

Importante mencionar que este cálculo que aplica o fator previdenciário leva em consideração o tempo de contribuição e a idade, logo quanto maiores forem a idade e o tempo de contribuição, maior será o salário benefício do contribuinte.

Porém, cada caso é um caso. Existem inúmeras regras e exceções que podem ser aplicadas e avaliadas pela previdência quando do pedido de uma aposentadoria e é interessante que você informe-se sobre elas, de acordo com as características de seu histórico profissional.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular aposentadoria por tempo de contribuição, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.