Como calcular adicional noturno

Como calcular adicional noturno

O Brasil está a ultrapassar uma crise financeira que gerou o aumento da taxa de desemprego. Para juntar a este fator, os que estão empregados continuam insatisfeitos com os seus salários e procuram incrementações salariais. Em busco de salários maiores, muitos trabalhadores optam por trabalhar em horários noturos. Nestes horários é pago aos empregados um adicional, o chamado adicional noturno. A lei estabelece que a remuneração de trabalhar durante a noite tem de ser superior à de quem trabalha durante o dia. Mas como calcular adicional noturno? Em umComo ajudamos-lhe a perceber este cálculo.

O que é o adicional noturno

O valor do adicional noturno acresce 20% sobre o valor por hora pago ao trabalho diurno. A somar a isto, a lei diferencia a hora noturna da diurna. De dia a hora tem 60 minutos e à noite tem 52 minutos e 30 segundos. No horário normal de 8 horas diárias no período diurno, esta diferença se traduz em menos de uma hora no período noturno, que passa a ser considerada hora extra. O adicional noturno é pago em todo o trabalho que se faz à noite, mesmo nas horas extra.

Nas atividades urbanas, é considerado trabalho noturno sempre que se fizer entre as 22 horas de um dia e as 5 horas da manhã do dia seguinte. Nas atividades rurais, o período de trabalho noturno muda ligeiramente. Na lavoura é considerado trabalho noturno aquele que acontece entre as 21 e as 5 horas do dia seguinte, já na pecuária é considerado o período das 20 às 4 horas da manhã seguinte.

Durante esse período os trabalhadores têm direito a pausas, igual ao que se passa durante o dia. Entre as 4 e as 6 horas de trabalho os trabalhadores têm direito a 15 minutos. Se o trabalhador trabalhar mais de 6 horas tem direito a no mínimo hora de intervalo e no máximo duas.

Cálculo trabalho noturno

Para calcular o adicional noturno, precisamos encontrar o valor que é pago à hora, o valor do adicional e aí percebemos o valor da hora noturna.

Imagine então: O Vinicius trabalha 40 horas semanais, ou seja 200 horas mensais. Ele trabalha das 22 às 5 horas da manhã e recebe um salário de R$ 500. Qual será o valor do seu adicional noturno?

  • Fórmulas de cálculo

Valor hora = salário/200

Valor adicional noturno = valor hora x 20%

Valor hora noturna = valor hora + valor adicional noturno

Se aplicarmos as fórmulas ao exemplo:

Valor hora = 550/200 = 2,75

Valor adicional noturno = 2,75 x 20% = 0,55

Valor hora noturna = 2,75 + 0,55 = 3,30

O Vinicius recebe então mais R$ 0,55 por cada hora noturna que faz. Calcular o o adicional noturno é muito simples e agora você também o pode fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular adicional noturno, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.