Partilhar

Como calcular a quantidade de semanas num ano

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular a quantidade de semanas num ano

Alguns empregados a tempo inteiro são pagos à semana, é muito importante saber o número de semanas em qualquer ano. Terá que ter em conta vários fatores, tais como os anos bissextos e os dias de excesso numa semana, mas a determinação do número de semanas num ano é um processo relativamente simples. Para ter uma referência, um ano normal tem 52 semanas e um dia, e um ano bissexto tem 52 semanas mais dois dias.

Também lhe pode interessar: Como calcular os custos indiretos
Passos a seguir:
1

Determine se o ano será bissexto ou não. Os anos bissextos acrescentam mais um dia no mês de fevereiro, por isso existe um total de 366 dias num ano, em vez dos 365 dias num ano normal. Os anos bissextos ocorrem a cada quatro anos.

2

Divida o número de dias do ano por sete, o que representa o número de dias numa semana. O resultado dará o número de semanas num ano, mais um decimal que indica os dias em excesso no ano. Estes dias não suficientes para completar uma semana.

3

Multiplique o decimal por sete. Isto mostrará o número de dias em excesso na última semana do ano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a quantidade de semanas num ano, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como calcular a quantidade de semanas num ano

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Joao Maria de M. Rodrigues
Bastante interessante. Gostei, gostaria se possível receber mais informações sobre essa ferramenta, e outros calculo.
vera rodrigues
Boa tarde estamos em conflito por dizerem que só existe 52 semanas ao ano pois como explica o ano de 2015 ter tido 53 semanas. Quem é que está errado pois eu gostaria de ficar exclarecida. Obrigada pela atenção.

Como calcular a quantidade de semanas num ano
Como calcular a quantidade de semanas num ano

Voltar ao topo da página