Como avaliar um imóvel para venda

Como avaliar um imóvel para venda

Existem inúmeros aspectos que influenciam o valor de um imóvel, seja uma casa, apartamento, escritório ou qualquer outro. Além de considerar todos eles, é preciso angariar demais dados para saber como avaliar um imóvel para venda da forma mais adequada. Para entender todos os aspectos relevantes nessa hora e a melhor maneira de fazer uma avaliação, confira as dicas que o umComo.com.br tem a respeito desse assunto.

Passos a seguir:
1

A quem deseja vender o seu imóvel, o mais indicado é que contrate uma imobiliária ou um corretor de imóveis, uma vez que a negociação é bastante burocrática e exige uma série de conhecimentos para formalizá-la. Porém, também é aconselhado às pessoas que desejam vender uma casa, apartamento, sala comercial ou outro tipo de imóvel que estejam a par dos preços praticados no mercado a fim de obter a melhor negociação para o seu imóvel. Isso vai servir como uma segunda opinião na hora de avaliar um imóvel para venda.

2

O primeiro passo é saber o preço que foi negociado na última venda do imóvel, se você não sabe qual foi o preço, basta consultar o Contrato de Compra e Venda de Bem Imóvel que deve estar na posse do proprietário do mesmo. Outro parâmetro importante é o valor venal do imóvel junto à prefeitura, o qual consta na Certidão de Dados Cadastrais do Imóvel. Esse valor é aquele usado pela prefeitura para realizar o cálculo de impostos, como o IPTU – Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana.

3

É comum que o valor venal do imóvel esteja abaixo do praticado no mercado, uma vez que ele leva em consideração a função do local (residencial ou comercial), a sua metragem, o valor do metro quadrado na sua região, idade da construção, entre outros aspectos relacionados ao imóvel. Já quando a casa ou apartamento é negociado no mercado imobiliário, mais fatores são levados em conta, entre eles, o estado de conservação, a área de lazer do condomínio (no caso de apartamentos), o padrão da construção, a orientação solar, o acabamento e o número de vagas na garagem.

4

Além desses, existem outros aspectos mercadológicos, como a proximidade com shopping, escolas e demais estabelecimentos comerciais relevantes, segurança do bairro e a valorização da região. Esses últimos fatores costumam variar bastante e são mais abstratos, por isso, além de obter informações precisas, na hora de avaliar um imóvel é preciso fazer uma comparação com outros semelhantes, no mesmo bairro. Para tanto, é possível pesquisar nos sites de imobiliárias virtuais os valores de apartamentos ou casas na mesma rua ou bairro e que tenham características semelhantes, como o número de cômodos, idade, etc.

5

Já na hora de contratar um corretor para um parecer técnico de avaliação mercadológica, o que pode ser necessário em casos de disputa judicial, o melhor é buscar um profissional que tenha o título de avaliador imobiliário. Para encontrar esse tipo de corretor basta pesquisar no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, disponível no site da Cofeci – Conselho Federal de Corretores de Imóveis. Nesse caso, o corretor realiza cálculos e avaliações para um parecer bastante assertivo considerando a estrutura do imóvel, bem como informações sobre zoneamento, mobilidade urbana e infraestrutura.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como avaliar um imóvel para venda, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.