Partilhar

Como aprender a trabalhar em equipe

Como aprender a trabalhar em equipe

Está acostumado a trabalhar sozinho e agora tem que trabalhar em equipe? Quando fizer parte de um departamento ou de uma empresa mais pequena, com certeza que seus chefes pedirão para que tenha uma atitude proativa e saiba trabalhar em equipe, pois com a colaboração de todos conseguirão fazer a empresa prosperar e que o ambiente de trabalho seja ideal profissionalmente. Neste artigo de umComo vamos dar as bases para que possa aprender a trabalhar em equipe e tirar o máximo partido desta forma de trabalhar que potencia aspectos como o companheirismo, o respeito e o progresso.

Também lhe pode interessar: Como aprender a trabalhar sob pressão
Passos a seguir:
1

O essencial para aprender a trabalhar em equipe é cultivar as habilidades comunicativas. Dentro de um grupo podem surgir disputas, diferentes pontos de opinião ou diferentes maneiras de trabalhar, sendo importante que estas situações saibam ser levadas com respeito e de uma forma resolutiva. Evitar os conflitos e tentar se nutrir da opinião de todos os membros da equipe é uma das melhores atitudes que podem ser adotadas quando se trabalha com mais pessoas.

É inevitável que surjam diferentes opiniões dentro de um grupo, por isso, é importante que façam reuniões frequentemente, com o objetivo de debater, ouvir e falar sobre diferentes aspectos do trabalho.

2

Por muito que se trabalhe em equipe é essencial que esta seja guiado por um líder, um responsável pelo grupo. Ele é quem deverá aprender a gerenciar as diferentes disputas que possam surgir entre os trabalhadores e escutar as propostas que oferecem, estudando-as seriamente. Para que um grupo de trabalho funcione é importante, principalmente, fazer sentir que sua tarefa e sua iniciativa têm valor e não há melhor maneira de fazer isso que escutando os outros, estar sempre disposto a falar e a se reunir com quem precisar e, como dissemos antes, convocar reuniões de forma frequente para falar, debater e escutar ideias para melhorar.

Os membros de uma equipe devem ser liderados por alguém e esse alguém deve ter um atitude próxima, resolutiva e com autoridade. Em umComo damos alguns conselhos sobre como ser um bom líder.

Como aprender a trabalhar em equipe - Passo 2
3

Dentro de uma equipe é importante que a concorrência não seja incentivada entre os membros, e sim a colaboração e o trabalho comum. É por isso que se recomenda designar diferentes tarefas que sejam complementares, onde cada trabalhador explore o seu lado mais eficiente. Desta maneira, existe o reconhecimento de em que área cada pessoa se destaca, sem confrontação direta e sem que exista o sentimento de competitividade. Dentro de uma equipe, exceto o líder, todos têm que ter os mesmos privilégios, as mesmas atenções e o mesmo tratamento.

4

Quando se trabalha com um grupo de pessoas, também é importante deixar de lado as simpatias ou os rancores e tentar ser o mais objetivo possível. Por afinidades pessoais, é normal que goste mais de uma pessoa que outra, mas isso não deve ser notado nunca no ambiente de trabalho, pois é preciso aprender a separar muito bem as relações pessoais das profissionais.

Sempre que houverem atritos de opiniões com algumas pessoas, devem ser discutidas com respeito, tolerância e, principalmente, com uma atitude resolutiva: não adianta nada apontar os erros cometidos pelo outro, e sim dar ferramentas ou conselhos para que isso não volte a acontecer. Em umComo damos alguns conselhos sobre como fomentar o trabalho em equipe.

5

Criar um bom clima entre os membros da equipe também é recomendável se quiser trabalhar em um meio agradável e cômodo. Por isso, cada vez existem mais empresas que fazem atividades sociais fora do horário de trabalho com o objetivo de estabelecer relações entre os trabalhadores e conseguir que o ambiente seja amigável: organizar jantares, fazer atividades de aventura ou concursos são algumas das atividades que mais se celebram nas empresas.

Do mesmo modo, também é recomendável que ao atingir os objetivos ou conseguir bons resultados, eles sejam premiados e reconhecidos. Fazer um acompanhamento do trabalho que se realiza e celebrar quando os resultados são positivos é uma boa prática para que os trabalhadores se sintam valorizados.

6

As relações entre os membros de uma equipe também são importantes para trabalhar bem de forma conjunta. Por isso, se você fizer parte de um grupo, tenha uma atitude positiva ao trabalhar, reconheça os méritos de seus colegas, aceite seus erros com humildade, evite conflitos diretos e aprenda a separar as amizades dos colegas de trabalho.

Estas são dicas básicas que ajudarão você a se dar bem com seus colegas e a conseguir que o ambiente profissional seja o mais adequado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender a trabalhar em equipe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como aprender a trabalhar em equipe

Como aprender a trabalhar em equipe
1 de 4
Como aprender a trabalhar em equipe

Voltar ao topo da página