Partilhar

Como aguentar o sono no trabalho?

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 5 julho 2017
Como aguentar o sono no trabalho?

Cerca de 45% da população mundial sofre ou já sofreu com os problemas da insônia. Os distúrbios do sono acabam reduzindo a produtividade no trabalho e acabam com a felicidade, sendo inclusive motivos para o aumento da depressão e da ansiedade. A desgastante sonolência, geralmente advinda de uma noite mal dormida, é desconfortável para quem está com diversas responsabilidades para cumprir e diversos prazos que não podem ser estourados. Nesse artigo desenvolvido por umCOMO, iremos te dar as melhores dicas e técnicas de como aguentar o sono no trabalho, regular a sua noite de sono e garantir alta produtividade e proficiência nas suas atividades profissionais. Continue lendo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Como tirar o sono no trabalho

Entenda os motivos

Geralmente você não fica sonolento a toa. Compreender as motivações deste sono e buscar os principais motivos que estão desregulando a sua noite é o primeiro passo para quem deseja acabar com a sonolência no trabalho. Ficar acordado a noite toda faz mal? É claro que sim, e não tenha dúvida disso. Quando você fica sem dormir, o seu sistema nervoso central entra em colapso, afinal, essa é uma necessidade básica para que você pare de receber informações e dados e não desgaste o seu estado psicológico. Além disso, a maioria das regulações hormonais do seu organismo acontecem enquanto você está dormindo, o que prejudica todo o funcionamento de seu corpo. Para combater esse mal, leia nosso artigo Como tratar a insônia. O melhor energético para ficar acordado no trabalho é uma boa noite de sono.

Se o seu sono está regulado e mesmo assim você continua com a sonolência durante o dia, é capaz que essa leseira seja causada por uma anemia. A anemia é a deficiência de nutrientes no seu corpo. Ela te deixa mais sonolento, fraco e desconcentrado. Para acabar com essa sensação, é necessário que você vá a um médico. Leia nosso artigo Como saber se tenho anemia para compreender as causas e os sintomas dessa doença.

Como aguentar o sono no trabalho? - Entenda os motivos

Se hidrate

Uma comum razão para quem está com muito sono no trabalho é a falta de hidratação ao longo do dia. Quem se hidrata pouco tem uma oxigenação reduzida na cavidade cerebral, diminuindo a atividade nervosa. Consequentemente, a falta de água prejudica a concentração e pró-atividade de qualquer colaborador da empresa. É exatamente por isso que devemos nos hidratar durante o dia. Geralmente, a dose recomendada de consumo de água varia entre 1,5 e 2 litros de H2O. Por isso, talvez a sua sonolência seja causada pelo mau hábito de não se hidratar.

Como aguentar o sono no trabalho? - Se hidrate

Uma boa conversa faz bem

Uma das atividades que pode ligar o cérebro em um momento de sonolência é a conversa com colegas de empresa. A conversa é uma das atividades estimuladoras do sistema nervoso central e pode te ajudar a retirar a sensação de sonolência mesmo que momentaneamente. Além disso, conversar reanima e alegra, especialmente se forem histórias engraçadas e boas que façam te ter mais ânimo. Nosso artigo Como tirar o sono no trabalho pode te ajudar nesse aspecto também.

Como aguentar o sono no trabalho? - Uma boa conversa faz bem

O café é uma faca de dois gumes

Você deve estar pensando: por que eu não tomo café ou qualquer outra bebida energética? O café, como qualquer outra bebida que promete aumentar a sua capacidade de cognição e reduzir a sua sonolência funciona como uma faca de dois gumes. Vamos te explicar o porquê: a cafeína irá elevar a sua capacidade de raciocínio e sua atenção, dando uma injeção de atividade em seu sistema nervoso central. No entanto, depois que o efeito passar, o rebote vai ser maior. Por ter forçado artificialmente através de uma droga que o seu corpo ficasse mais tempo ligado, quando o efeito dela passar você irá sentir uma sonolência muito pior do que a anterior à do café. Além disso, o consumo excessivo de café pode causar gastrite e danos no sistema gastrointestinal.

Então como se manter acordado depois de virar a noite? Nesse caso, sabemos que será necessário apelar para esse tipo de recurso, as bebidas energéticas. Faça isso, mas consuma o café sem açúcar e evite comidas gordurosas para não sofrer da azia excessiva. Além disso, não repita esse ato com frequência pois é o seu corpo que sairá prejudicado.

Como aguentar o sono no trabalho? - O café é uma faca de dois gumes

Se movimente

Uma das melhores táticas de como se manter acordado durante o dia é constantemente se mexer para que não adquira a sonolência por estar parado. Ande, saia pela rua e na empresa busque sempre dar uma voltinha para abrir a cabeça. O corpo em movimento libera substâncias que aumentam a concentração e inibem o sono, pois essa é uma questão evolutiva. Ou seja, se movimentar é uma boa maneira de driblar o sono no trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aguentar o sono no trabalho?, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como aguentar o sono no trabalho?

Como aguentar o sono no trabalho?
1 de 5
Como aguentar o sono no trabalho?

Voltar ao topo da página