Partilhar

Como agradar seu chefe

Por Karol Jares. Atualizado: 7 junho 2018
Como agradar seu chefe
Imagem: howafrica.com

Manter o chefe feliz, pelo menos boa parte do expediente, é uma boa maneira de ser reconhecido no trabalho e garantir seu emprego. Mas como colocar um sorriso no rosto do patrão e não ganhar fama de puxa-saco da empresa? Continue lendo este artigo do umComo e descubra!

Também lhe pode interessar: Como dizer não ao chefe

Faça o seu trabalho da melhor maneira possível

Não faça nada que seja sua responsabilidade com aquele ar de cansaço, como se estivesse fazendo um enorme favor para a empresa. Chegue sempre na hora e seja organizado. De nada adianta um funcionário brilhante que não consegue se achar no meio da sua bagunça.

Pense um pouco fora da caixa, surpreenda com criatividade e inovação. Dessa forma, seu nome será associado a trabalhos bem executados e saídas inovadoras para problemas.

Cuidado com a “rádio peão”

Para quem não sabe, rádio peão é o nome dado às fofocas que circulam entre os funcionários. Para uma conduta ética que, com certeza, vai agradar seu chefe, não esteja nunca associada a elas. É claro que nunca se está cem por cento satisfeito com o seu emprego mas ao invés de fofoquinhas de corredor, porque não falar com a pessoa responsável por alguma situação ou ser a pessoa que terá iniciativa de resolver o problema?

E nunca fale mal do seu chefe para colegas de trabalho. Se existe algum problema com o estilo de liderança ou alguma tarefa que lhe foi atribuída, converse diretamente com ele.

Como agradar seu chefe - Cuidado com a “rádio peão”
Imagem: oficinadegerencia.com

Tenha atitude e iniciativa

Essa é talvez uma das dicas mais batidas no quesito “como agradar seu chefe”. Mas, infelizmente, muita gente ainda não entende o seu real significado. Ter iniciativa não significa sair falando em todas as reuniões e interrompendo os colegas no meio dos raciocínios. Atitude significa estar pronto para sugerir alguma mudança ou acrescentar uma ideia, e arcar com as consequências disso. É importante entender que liderança não é só se beneficiar dos louros da vitória, mas também assumir a responsabilidade em caso de derrota. No quesito iniciativa, se mostre aberto a novos projetos e desafios, buscando aprender sempre mais dentro da empresa. Mas cuidado para não acabar acumulando muito trabalho e não conseguir entregar nenhum a tempo.

Esteja disponível

Isso não quer dizer que você deve trabalhar 24 horas por dia e largar sua vida em prol da empresa. Mas estar disponível sempre que aparece algum problema na sua área de atuação na empresa mostrará ao seu chefe que você entende o conceito de responsabilidade e liderança. Uma das grandes dicas para agradar seu chefe é mostrar a ele que você é alguém com quem se pode contar para dividir, pelo menos uma parte, das tarefas.

Fale dos problemas, mas apareça com soluções

De que adianta um funcionário que só sabe apontar o óbvio? Se o plano de vendas da empresa não estiver atingindo os resultados esperados, por exemplo, cite as razões para tal e apareça com uma solução. Mesmo que a sua opinião não seja a adotada pela empresa, agradará seu chefe a ideia de saber que tem um funcionário preocupado em resolver, e ao invés de apenas dizer “temos um problema. O que você vai fazer em relação a isso” dirá “temos um problema. Pensei em algumas soluções para ele”.

Como agradar seu chefe - Fale dos problemas, mas apareça com soluções
Imagem: gati.net.br

Fortaleça a comunicação

Tente conhecer um pouco o seu chefe. Não confunda com fazer perguntas pessoais e acabar se tornando indiscreto, mas saber quais suas visões e objetivos como líder de determinado setor da empresa. Conhecendo as prioridades dele, você consegue se adequar, e fazer delas as suas prioridades também, agilizando o trabalho. Divida com ele planos e objetivos plausíveis, metas a curto ou médio prazo e qualquer coisa que possa ter relação com o melhor andamento da empresa. A comunicação é um dos métodos mais eficientes para se dar bem com o chefe.

Meu chefe não gosta de mim, e agora?

Por mais inadequado que seja, acontece. Às vezes, por mais que nos esforcemos para agradar o chefe, mostrando espírito de liderança e proatividade na busca de solução para os problemas, a coisa simplesmente não funciona. Mas isso não é razão para agir como se não se importasse com o emprego. Na lista de como agradar seu chefe, estão atitudes éticas que possibilitam o crescimento do profissional dentro da empresa. Por mais que seu chefe não valorize agora, não tenha dúvidas de que as mesmas serão compensadas mais para frente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agradar seu chefe, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como agradar seu chefe

Como agradar seu chefe
Imagem: howafrica.com
Imagem: oficinadegerencia.com
Imagem: gati.net.br
1 de 3
Como agradar seu chefe

Voltar ao topo da página