Partilhar

Como agir na entrevista de trabalho

Por Sara Viega. Atualizado: 5 dezembro 2019
Como agir na entrevista de trabalho

Quando estamos procurando emprego e novas oportunidades de trabalho, antes de ter acesso ao cargo ao qual estamos nos candidatando, no geral temos de passar por uma entrevista de trabalho. Esta é uma situação que gera nervosismo e desconforto, mas também devemos ser conscientes de que é o momento perfeito para demonstrar o nosso valor nesse setor e a nossa vontade de trabalhar, por isso será fundamental agirmos e nos desenvolvermos de forma adequada se quisermos que esse cargo seja nosso. Preste atenção aos conselhos que daremos neste artigo de umComo.com.br sobre como agir na entrevista de trabalho e terá muito sucesso!

Passos a seguir:
1

Tenha em conta que a pessoa que o vai entrevistar não conhece você e que a primeira impressão conta e muito. Por isso, será fundamental ter uma boa presença e cuidar da sua imagem nesse dia, vá à entrevista bem vestido com uma roupa que mostre que é uma pessoa cuidada, limpa e formal.

Se não souber que roupa vestir para esse dia, então não hesite em consultar os nossos conselhos no artigo Como se vestir para uma entrevista de trabalho. Assim você começará a entrevista com o pé direito!

Como agir na entrevista de trabalho - Passo 1
2

Em uma entrevista de trabalho, o entrevistador irá fazer diversas perguntas, desde perguntas referentes às suas competências profissionais, às suas expectativas salariais até algumas um pouco mais pessoais. O mais importante é sempre falar claro e conciso, sem se estender muito e mostrando-se seguro do que diz. Trate de ser você mesmo na medida do possível (sem se mostrar arrogante), pois se tentar ser alguém ou algo que não seja muito propício, talvez o entrevistador perceba e não queira que você faça parte da sua empresa.

No artigo Quais as perguntas mais frequentes em entrevistas de emprego poderá encontrar algumas das perguntas que de certeza lhe perguntarão na entrevista e, assim poderá se preparar com antecedência.

3

O melhor candidato para um posto de trabalho é aquele que tem competências profissionais já desenvolvidas para esse emprego em particular, por isso é importante que durante a entrevista você reforce a sua experiência profissional e se venda seguindo a linha dos requisitos requeridos para essa oferta. De nada servirá apresentar-se como alguém que não tem conhecimentos para desempenhar as tarefas e funções desse cargo de trabalho. Além disso, é importante nunca utilizar palavras que desvalorizem o seu trabalho ou que denotem que se sente inferior, como, por exemplo: "só fiz...", "não tenho experiência em...", "não sei muito bem o que é...", etc.

Caso não tenha muita experiência, não se preocupe, o melhor é demonstrar vontade de aprender dentro desse setor e de crescer profissionalmente.

4

Durante a entrevista de trabalho é importante que você demonstre o seu interesse e a vontade (sem exagerar demais) de fazer parte do quadro desta empresa. Para isso, um truque muito valioso é informar-se um pouco antes a respeito do que eles fazem, dos serviços que oferecem, da sua filosofia, as suas conquistas, suas metas, etc., toda esta informação servirá para focar as suas respostas e o entrevistador verá que o seu interesse por esse trabalho não é apenas econômico.

5

O mais provável é que lhe perguntem a respeito dos seus antigos empregos, bem como sobre as empresas nas quais trabalhou até agora. É fundamental que você evite falar mal ou criticar seus ex-chefes, bem como dar muitos detalhes a respeito do funcionamento interno da empresa. Caso peça que justifique as suas mudanças de emprego, use explicações positivas e objetivas, porém sem enganar, porque poderiam pedir referências sobre você para seus antigos chefes.

6

Além destes pontos, para agir na entrevista de trabalho de forma adequada e poder superá-la com sucesso deve-se evitar algumas coisas básicas como as que listamos de seguida:

  • Mostrar-se nervoso. Tente acalmar os nervos antes da entrevista de trabalho e mostre-se seguro de si mesmo.
  • Ter uma atitude negativa. Não se mostre pessimista e expresse-se dando explicações positivas.
  • Desviar das perguntas. Responda com respostas claras e concisas, evitando fazer rodeios ou fugir à pergunta.
  • Mentir. Como já indicamos, deve ser sincero ao falar sobre você e não expressar coisas sobre o seu CV ou suas competências profissionais que não sejam realidade, pois se for escolhido isto será contraproducente para você no futuro.
  • Falar de forma cordial. A sua linguagem deve ser cuidada, evitando certos termos e palavras vulgares. Lembre-se de que se trata de uma entrevista de trabalho e não de uma conversa informal entre amigos.
  • Ter uma má postura. Sente-se sempre ereto na cadeira e evite reclinar-se muito para trás, colocar as mãos nos bolsos ou atrás da nuca, tocar no cabelo continuamente, etc., pois poderia dar a sensação de pouco interesse.
  • Não olhar nos olhos do entrevistador. Enquanto fala, é importante olhar nos olhos do entrevistador para lhe mostrar segurança.
  • Mascar chiclete ou comer balas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como agir na entrevista de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como agir na entrevista de trabalho

Como agir na entrevista de trabalho
1 de 4
Como agir na entrevista de trabalho

Voltar ao topo da página