Partilhar

Como acabar com a distração no trabalho

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como acabar com a distração no trabalho

Manter-se focado e concentrado no trabalho vai determinar, em grande medida, a sua produtividade ao longo de um dia de trabalho. Mas, infelizmente a produtividade não é constante para a maioria das pessoas, sendo que as distrações são as suas grandes inimigas. Com as mil e uma formas que existem hoje em dia para comunicarmos, fica difícil não olhar para o celular durante o trabalho ou espreitar o Facebook para ver o que há de novo. Esta tarefa torna-se ainda mais difícil quando você trabalha em frente a um computador e tem tudo à sua disposição. Mas é importante saber lidar com estas distrações para evitar que elas afetem o seu sucesso profissional. Para o ajudar, neste artigo de umComo vamos dar-lhe algumas dicas para saber como acabar com a distração no trabalho.

Também lhe pode interessar: Como melhorar a postura no trabalho
Passos a seguir:
1

Segundo uma pesquisa realizada a funcionários americanos, concluiu-se que as principais distrações no trabalho são as seguintes:

  • Celular/mensagens de texto
  • Fofoca com os colegas
  • Internet
  • Redes sociais
  • Lanches e paragens para o cigarro
  • E-mail
  • Colegas fazendo ligações em viva-voz
  • Interrupções por colegas de trabalho que passam pela sua mesa de trabalho
2

A primeira coisa que você deve fazer para acabar com as distrações no trabalho é começar por as identificar. Por vezes existem pequenos hábitos que já temos tão enraizados, que nem percebemos o quanto podem atrapalhar a nossa rotina de trabalho. Algumas distrações podem ser tão banais, como o fato de ver uma mensagem no seu celular, que você pode nem a ver como distração, mas a verdade é que isso pode ser suficiente para você perder o foco na tarefa que estava fazendo. Uma vez identificado aquilo que o distrai das suas tarefas no trabalho, é hora de começar a trabalhar para evitar que isso prejudique a sua produtividade.

3

O celular é, sem dúvida, uma das maiores distrações no trabalho. Com as constantes notificações de redes sociais e de outras apps, as mensagens e chamadas, acabamos por fazer várias paragens ao longo do dia de trabalho só para espreitar porque nosso celular tocou e para responder aos nossos amigos. Mas se você quer evitar que o celular seja o vilão da sua produtividade, algo que deve fazer é moderar o seu uso durante a hora de expediente. Uma das coisas que deve fazer é colocar o seu celular no silêncio, pode deixar apenas na vibração, mas o ideal é que você não sinta que o seu celular tocou por qualquer motivo. Ter a conexão da internet desligada durante as suas horas de trabalho, também vai ajudar a que este aparelho esteja tocando a cada 5 minutos. Para além disso, deve tentar criar uma rotina em que apenas mexa no seu celular durante as pausas ou então após terminar uma tarefa. Poderá encontrar mais dicas sobre como usar o celular no trabalho no nosso artigo.

Como acabar com a distração no trabalho - Passo 3
4

Se você trabalha em frente a um computador e, além do mais, na internet, então saiba que ela pode ser a grande vilã da sua produtividade. Ao termos toda a informação ao nosso dispor, faz com que seja mais difícil nos focarmos e concentrarmos nas nossas tarefas. Por isso, uma das principais dicas para evitar distrações é ter as redes sociais sempre desconectadas, assim evitará as notificações que ficam sempre aparecendo mesmo que você não esteja na aba, como é o caso do Facebook. Além disso, ao ter a sessão encerrada, não terá tanto aquele impulso de ir espreitar o que os seus amigos estão partilhando.

Mas não são apenas as redes sociais as grandes vilãs quando se trabalha na internet. Com tanta informação que esta ferramenta nos dá, pode ser que acabemos num site de receitas procurando pela ementa para o jantar ou numa loja online. Por isso, é muito importante que seja consciente do que poderá estar vendo na internet durante o trabalho, de maneira a não prejudicar a sua produtividade.

5

Comer todo o mundo tem que comer e, além do mais, as pausas são extremamente importantes durante o trabalho. Estar completamente concentrado das 9 às 18h é impossível e contraproducente, por isso as pausas são tão importantes para desconectar e relaxar. Mas é importante encarar as pausas com seriedade, pois não é o mesmo fazer uma pausa de 5 minutos do que fazer uma pausa de 20. De acordo com estudos realizados, concluiu-se que em média conseguimos ficar concentrados até 90 minutos em uma atividade. Durante este tempo devemos fazer pausas de cinco minutos por cada 20 minutos. Caso estes cinco minutos sejam ultrapassados, existe uma tendência para a concentração diminuir. Por isso, tenha em atenção e não faça de um cigarro uma pausa de 20 minutos.

6

O sucesso profissional também depende do quão sociável você é com os seus colegas de trabalho. Mas atenção, é muito importante que o bom relacionamento com os seus colegas de trabalho não interfira com o seu trabalho. Com isto quero dizer que, muitas pessoas acabam por dar mais ênfase às amizades que constroem dentro do ambiente de trabalho do que às próprias funções dentro da empresa. Lembre-se que há tempo para tudo e você não precisa ficar o dia todo conversando com os seus colegas.

7

O e-mail pode ser outra das grandes distrações no trabalho, por isso é preciso saber usá-lo com sabedoria. Se você é do tipo de pessoas que a cada minuto caem mensagens na sua caixa de entrada, é importante saber diferenciar o que é e não é urgente. Sendo assim, para tornar a sua rotina mais eficiente, uma dica é definir horários para checar e responder às mensagens novas.

8

Saber dizer que não aos seus colegas de trabalho é importante, ou você vai acabar por fazer apenas as tarefas que lhe pedem e deixar todo o seu trabalho para trás. É claro que as pessoas mais legais são aquelas que dizem que sim a todas as oportunidades e pedidos de ajuda, mas é importante que você saiba avaliar o que é necessário e o que consegue fazer a mais, sem que isso afete os seus próprios interesses e projetos.

9

Se você tem colegas fazendo ligações em viva-voz ou uma mesa ao seu lado dando gargalhadas o dia inteiro, então nada melhor que uns fones nos ouvidos para bloquear todas estas distrações alheias. Pode ser que no início pareça que a música o vai distrair mais, mas acredite que com o tempo você não vai conseguir trabalhar sem ela. Crie uma playlist para evitar andar sempre procurando pela música que vai ouvir de seguida, caso contrário a música também se poderá tornar em uma distração.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acabar com a distração no trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre Como acabar com a distração no trabalho

Como acabar com a distração no trabalho
1 de 5
Como acabar com a distração no trabalho

Voltar ao topo da página