Partilhar

Como abrir uma microempresa

Por Paula Cassandra. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como abrir uma microempresa
Imagem: tinegociosse.com.br

Quer ter o seu próprio negócio? Embora burocrático é possível saber como abrir uma microempresa para fazer o procedimento por conta. Para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso o umComo.com.br vai dar algumas dicas essenciais para o futuro do seu negócio.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma galeria de arte

Primeiros passos para abrir microempresa

Quem deseja saber como abrir uma microempresa deve em primeiro lugar entender que é preciso muito comprometimento e responsabilidade para que o seu negócio engrene e dê certo. Além disso, é imprescindível ter o conhecimento básico sobre administração, mas para isso não é preciso necessariamente fazer um curso superior na área.

No Brasil, o SEBRAE atende em muitas cidades oferecendo gratuitamente cursos para quem precisa obter as principais noções de como ter o seu próprio negócio. Mesmo que o futuro empreendedor possua capital para abrir uma empresa é preciso estudar melhor o ramo para atuar, qual será o seu público alvo e definir as demais características do empreendimento.

Atualmente, existe uma modalidade de empresário, o MEI – microempreendedor individual, que é a opção mais em conta para pequenos empresários que não terão mais do que um funcionário. Existem outros pré-requisitos, como um limite de faturamento e para conferir se o seu negócio se encaixa nessa modalidade basta acessar o portaldoempreendedor.gov.br.

Nessa categoria, é possível emitir nota fiscal e contribuir com a previdência social com valor de impostos reduzido. Já quem pretende abrir uma microempresa mais robusta deve registrá-la, primeiramente, na prefeitura do município onde ela vai funcionar. O mesmo deve ser feito na Receita e na Previdência Social.

Como abrir uma microempresa - Primeiros passos para abrir microempresa
Imagem: biznesowaturystyka.pl

Dicas de como abrir uma microempresa

Para abrir uma microempresa o empreendedor deve ter em mãos os seguintes documentos: RG, CPF, título de eleitor, última declaração de imposto de renda e os comprovantes de residência e de ponto comercial. Por isso, o empresário já deve ter alugado o espaço onde será a sua empresa. Ele também deve saber exatamente quais as atividades que a mesma vai exercer, bem como o seu nome fantasia.

Com isso, é possível fazer o primeiro registro, na Junta Comercial da cidade onde a empresa vai funcionar, sendo possível encaminhar-se até ao seu endereço ou solicitar o registro pela internet. De ambas as formas é necessário preencher o requerimento da abertura da microempresa.

Os documentos são analisados e, então, o empreendedor recebe a documentação da sua empresa, como o Número de Identificação do Registro da Empresa. Em algumas juntas já está integrado o serviço da Receita Federal, facilitando a preparação do DBE - Documento Básico de Entrada, que será necessário para inscrever o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas. Já a inscrição do CNPJ é feita exclusivamente pela internet, no site receita.fazenda.gov.br.

Porém, os documentos exigidos devem ser entregues pessoalmente ou enviados pelos Correios. Ao ter o CNPJ, sendo que o número será enviado pela web, o empresário deve solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura. Falta ainda a inscrição estadual, que é requerida na Secretaria Estadual da Fazenda, e o cadastro na Previdência Social. Por fim, o último passo é conseguir autorização para imprimir notas fiscais, o que deve ser feito na prefeitura.

Como abrir uma microempresa - Dicas de como abrir uma microempresa
Imagem: educarfinancas.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma microempresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário sobre Como abrir uma microempresa

1 comentário
A sua avaliação:
rogerio esteves da siva
bom dia eu ja abrir a empresa quero abrir conta para fazer movimentaçao

Como abrir uma microempresa
Imagem: tinegociosse.com.br
Imagem: biznesowaturystyka.pl
Imagem: educarfinancas.com.br
1 de 3
Como abrir uma microempresa

Voltar ao topo da página