Comércio exterior definição

Comércio exterior definição

O comércio exterior tem uma definição complexa e ampla por isso no seguinte artigo vamos dar-lhe uma definição muito completa do conceito de comércio exterior. O comércio exterior ou comércio internacional como se denomina em alguns países. Com o objetivo de identificar novas e inovadoras iniciativas para que as exportações cresçam, aumentando a proporção de exportações de valor acrescentado nos setores criadores de emprego e aproveitando novos acordos comerciais e diferentes mercados.

Diferenças entre comércio exterior e comércio internacional

Comércio exterior (ou comércio externo) refere-se ao conjunto de transações comerciais que se dedica a exportar os produtos que se fabricam num lugar para outros países e importar os produtos que se fabricam em outros países para se venderam aqui. Por outro lado o comércio internacional é entendido como o intercâmbio internacional de bens e serviços entre dois ou mais partes de diversos países (um exportador e o outro importador).

Definição completa de comércio exterior

Comércio de exportação e importação de mercadorias de um país com outros países. No regime capitalista, o objetivo principal do comércio exterior reside no desejo de os capitalistas e das suas associações obterem lucros elevados. Nos países capitalistas, o desenvolvimento do comércio exterior está condicionado pelas desproporções que surgem constantemente em determinadas indústrias, aumentando da produção de mercadorias além dos seus limites, relativamente estreitos, do mercado interno. De acordo com o imperialismo, o comércio exterior converte-se numa arena dos monopólios na sua luta pelos mercados mundiais e pelas fontes de matérias primas, é utilizado para subjugar econômica e politicamente os países coloniais e dependentes, para explorar a população desses ditos países.

História do comércio exterior

O comércio exterior começou a adquirir importância a partir do século XVI com a criação dos impérios coloniais Europeus, e converte-se num instrumento de política imperialista. Um país era rico ou pobre dependendo da quantidade de ouro e prata que tinha, e de outros metais preciosos. O império procurava obter mais riqueza ao menos custo. Durante os séculos XVII e XVIII os dirigentes descobriram que promovendo o comércio exterior aumentavam a riqueza e portanto o poder do seu país.

Desde 1868 até 1913 a Grã Bretanha utilizou o sistema monetário internacional, que se regia pelo padrão do Ouro. Os países abrangidos por este sistema expressavam a sua moeda em uma quantidade fixa de ouro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Comércio exterior definição, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.