Cálculo GPS em atraso - como fazer passo a passo

Cálculo GPS em atraso - como fazer passo a passo
Imagem: previdencia.gov.br

A GPS (Guia da Previdência Social) é uma forma de arrecadação da Previdência Social. Pagando sua GPS em dia, você contribui para sua aposentadoria e ajuda a pagar a dos que estão aposentados hoje. Isso porque a Previdência no Brasil funciona de modo solidário: são as contribuições da população economicamente ativa hoje que pagam a pensão de quem está aposentado, e assim sucessivamente, a medida que os ativos se aposentam. No entanto, se você atrasou o pagamento da GPS, não há motivo para pânico. Confira em umCOMO “Cálculo GPS em atraso - como fazer?” e se mantenha informado!

Cálculo GPS em atraso

O sistema de contribuição social brasileiro apresenta muitas categorias e pode ser um pouco confuso para aqueles que não estão familiarizados com as terminologias adotadas pelo INSS. Dessa forma, muitas pessoas ficam inseguras sobre como fazer o cálculo da Guia da Previdência Social em atraso. Em primeiro lugar, para ter acesso a Guia da Previdência Social, é necessário estar inscrito como contribuinte da Previdência. Confira nosso artigo sobre como saber o número do benefício da Previdência Social e também como conseguir o número do NIT. Com um desses números em mãos, é possível fazer o cálculo GPS em atraso.

Cálculo GPS em atraso online

O cálculo GPS em atraso só pode ser feito online, isso porque é necessário que seja gerado um código de barras para pagá-lo. Todo o processo é muito simples e não guarda nenhum mistério. Contudo, não há como pagar GPS que já esteja vencido há mais de cinco anos. Confira a seguir o passo a passo:

  1. Acesse o site do Cálculo da Guia da Previdência Social no portal do INSS;
  2. Clique em “Calcular Guia/Carnê”;
  3. Após ser redirecionado para o Sistema de Acréscimos Legais, escolha seu módulo, ou seja, se você foi filiado ao INSS antes ou depois de 29/11/1999 ou se é Empresa, Equiparadas e Órgãos Públicos;
  4. Depois de escolher o módulo, você será redirecionado a um formulário. Selecione sua categoria (contribuinte individual, doméstico, empresário, facultativo ou segurado especial) e informe seu número NIT, PIS ou PASESP. Clique em “confirmar” e será gerado um boleto referente ao seu GPS em atraso.

Cálculo GPS em atraso: categorias

Há diferentes categorias de contribuintes da Previdência Social, portanto, o cálculo GPS em atraso também é diferente a depender do grupo a que se está vinculado. Vamos ver a seguir algumas possibilidades mais comuns:

Cálculo GPS em atraso empresa

No caso das empresas, o cálculo GPS deve ser feito até o dia 20 do mês que se segue (ou seja, paga-se o valor referente ao mês de maio até o dia 20 de junho). Após esse período, o cálculo GPS em atraso deve ser feito online, como explicado anteriormente, e a empresa fica sujeita ao pagamento de juros e multa.

Cálculo GPS em atraso doméstica

No caso das empregas domésticas, o INSS não é mais a autoridade competente para receber as contribuições. O contratante dos serviços da doméstica deverá cadastrar-se no eSocial - Simples Doméstico e lá gerar a guia de recolhimento.

Cálculo GPS em atraso individual ou autônomo

Para os trabalhadores autônomos ou microempreendedores individuais (MEI), a contribuição para INSS se faz a partir de uma guia gerada no Portal do Empreendedor, que sempre tem vencimento no dia 20. Após esse período, há incidência de multa e juros. Se for autônomo mas não microempreendedor individual, a guia GPS é gerada no Sistema de Acréscimos Legais (o procedimento foi explicado anteriormente).

Cálculo GPS em atraso facultativo

O contribuinte facultativo (maior de 16 anos sem renda própria, mas que deseja contribuir para o INSS) tem até o dia 15 de cada mês para regularizar sua contribuição com o INSS. É possível gerar guia para pagamento do GPS em atraso no Sistema de Acréscimos Legais, contudo, se o atraso for superior a 6 meses é necessário procurar uma agência do INSS para regularizar a situação. Caso contrário, o contribuinte facultativo perde os benefícios.

Cálculo GPS em atraso pessoa física

Na categoria de contribuintes pessoa física, além do contribuinte individual e facultativo também há o segurado especial, que em geral é referente a produtores rurais, pescadores, índios ou extrativistas. Ou seja, a seguridade especial visa proteger aqueles que desenvolvem atividades relacionadas à economia familiar. O cálculo GPS em atraso para segurado especial também pode ser feito via Sistema de Acréscimos Legais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cálculo GPS em atraso - como fazer passo a passo, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.