Partilhar

8 exemplos de objetivo para currículo

 
Por Letícia Lima. Atualizado: 30 outubro 2017
8 exemplos de objetivo para currículo

A apresentação de um currículo é o primeiro passo que se dá na direção da contratação por uma determinada empresa. Um bom currículo é aquele que, além de chamar a atenção da equipe de recrutadores, reflete de forma clara e sucinta a trajetória e o perfil do candidato. Com o crescente desemprego e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário traçar estratégias de direcionamento que irão levá-lo de forma mais eficiente à vaga tão desejada - parte dessas estratégias estão diretamente relacionadas a delimitar seus objetivos de atuação na empresa. Neste artigo de umCOMO iremos ajudá-lo a alcançar seu próximo emprego, propondo 8 exemplos de objetivo para currículo.

Também lhe pode interessar: Como colocar o objetivo no currículo

Perfil profissional para currículo

Antes de partir para a delimitação dos seus objetivos, uma boa ferramenta para ajudá-lo nessa tarefa é traçar seu perfil profissional. O perfil profissional nada mais é do que o seu histórico profissional, ou seja, as experiências que você teve em seu campo de atuação anteriormente. Caso você esteja concorrendo à vaga de cozinheiro em um restaurante, por exemplo, um bom perfil profissional para currículo contém os restaurantes em que você trabalhou anteriormente, o período que você passou lá e a atividade desenvolvida. Veja mais em como descrever o perfil profissional no currículo.

Objetivo currículo: o que escrever?

O campo dos objetivos em um currículo costuma causar muitas dúvidas ao candidato à vaga, muitas vezes motivado por inexperiência profissional (como no caso de um primeiro emprego) ou por busca desenfreada por trabalho (o caso dos “topa tudo”, ou seja, um profissional que se dispõe a assumir qualquer cargo). Felizmente, trouxemos algumas dicas sobre o que escrever em seu objetivo no currículo.

Boas opções de objetivo currículo para primeiro emprego passam por uma virtude essencial em qualquer profissão: a ética. Isso significa que você não deve mentir sobre experiências anteriores em seu perfil profissional caso não as tenha (lembrando que o perfil profissional e a área de formação que irão direcioná-lo a criação de um bom objetivo para currículo).

Se um possível empregador descobre que o candidato mentiu no currículo, as chances de conseguir o emprego já caem por terra. Como o que se busca é exercer uma determinada atividade, a frase de objetivo do currículo deve sempre ser iniciada por um verbo. Como foi dito anteriormente, as frases para objetivo currículo primeiro emprego também deverão variar conforme sua área de formação. Confira alguns exemplos de objetivo para currículo para primeiro emprego conforme a área de formação:

  • Ciências Contáveis: “atuar como contador no setor de contabilidade da empresa X”.
  • Ciências da Computação: “realizar de forma eficiente a manutenção das máquinas da empresa Y”.
  • Letras: “ministrar aulas de língua portuguesa para o ensino médio na escola Z”.
  • Enfermagem: “atuar como enfermeiro plantonista no hospital W”.
  • Pedagogia: “prestar assistência aos alunos com dificuldade de aprendizagem no colégio N”.

Logo, observa-se que o objetivo do currículo deve estar relacionado a sua área de atuação e o menos genérico possível, além de ser sempre iniciado por verbo. Veja mais recomendações em 10 passos para fazer um currículo sem experiência e como montar um currículo para primeiro emprego.

Essas dicas também valem para aqueles que já tem experiência profissional. Ou seja, as frases de objetivo profissional deverão sempre seguir o mesmo modelo, independente ou não de experiência profissional anterior. Confira mais exemplos:

  • Vaga para psicólogo em clínica: “prestar assistência psicológica aos pacientes da clínica X”;
  • Vaga para manicure em salão de beleza: “atuar como manicure no salão Z”;
  • Vaga para engenheiro em empresa de construção: “elaborar projetos de engenharia na empresa W”.

Leia também nosso artigo como colocar o objetivo no currículo!

8 exemplos de objetivo para currículo - Objetivo currículo: o que escrever?

Informações adicionais: currículo

Nem só com objetivo e perfil profissional se faz um currículo: também é importante inserir informações adicionais, como as habilidades para currículo. As habilidades deverão ser sempre adjetivos ou atribuições de qualidades que tenham alguma relação com a área de atuação. Dessa forma, se você está se candidatando a uma vaga de publicitário, por exemplo, algumas habilidades interessantes são “criativo”, “hábil para resolver problemas de forma rápida”, etc.

Foi aprovado na seleção de currículos e chamado para a entrevista de emprego? Essa etapa é decisiva e, portanto, muito importante para o profissional que almeja uma contratação.

Dica: Confira ainda como se vestir para uma entrevista de trabalho e 7 dicas para uma boa entrevista de emprego para conseguir o trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 8 exemplos de objetivo para currículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário sobre 8 exemplos de objetivo para currículo

O que lhe pareceu o artigo?

8 exemplos de objetivo para currículo
1 de 2
8 exemplos de objetivo para currículo

Voltar ao topo da página