Partilhar

5 conselhos para que escolham meu currículo

Fazer com que escolham meu currículo é uma incógnita que todos nos propomos ao solicitar um emprego. Além de cuidar de aspectos da redação, como ortografia ou a sintaxe e pesquisar a empresa para fundamentar (em especial se incluir uma carta de apresentação) por que convém contratá-lo, existem outros aspectos a levar em conta para o sucesso. Vejamos 5 conselhos sobre o que convém e o que não convém fazer para que um recrutador selecione seu currículo e chame você para uma entrevista.

Também lhe pode interessar: Como melhorar o meu currículo
Passos a seguir:
1

O currículo é a primeira comunicação com o recrutador. É importante que selecione a informação, adaptando-se às necessidades do cargo e da empresa. Daí a importância de incluir formação e experiência apropriadas. É melhor dizer poucas coisas que captem a atenção do destinatário, do que colocar muita informação. O currículo deve ter uma estrutura simples, que transmita clareza e ordem, já que isto é o que se busca em uma aparência profissional.

2

Ordene a informação por anos, facilitará a leitura e será mais fácil de lembrar. Inclua cada curso ou experiência prática especializada que ajude a destacar e a fazer sua solicitação mais atraente. Se procura seu primeiro trabalho ou tem pouca experiência, convém um currículo simples que transmita flexibilidade e dinamismo. Por outro lado, se tiver mais experiência convém destacar o que esteja relacionado com o cargo pretendido, evitando incluir informações não necessárias que o afastem do cargo. Isso ajudará na seleção do seu currículo.

3

Seja verdadeiro com relação à sua trajetória, assim manterá uma imagem confiável que ajudará a se sentir e se comportar com mais segurança.

4

Não se refira negativamente a trabalhos, chefes ou colegas anteriores, nem mencione suas fraquezas. Capitalize cada experiência positivamente e mencione seus lucros e aprendizagens, em especial se incluir uma carta de apresentação. Assim mesmo, também não é apropriado que mencione passatempos, ideias políticas ou religiosas, nem faça referências a sua saúde.

5

Leia seu currículo mais de uma vez após redigi-lo e volte a fazê-lo depois de descansar um momento, para assim poder examiná-lo com maior objetividade. Peça a outra pessoa que o leia, para ver se efetivamente transmite a clareza desejada e o que você quer expressar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 5 conselhos para que escolham meu currículo, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Estes 5 conselhos permitirão construir uma comunicação com o recrutador segundo as características de sua trajetória.

Escrever comentário sobre 5 conselhos para que escolham meu currículo

1 comentário
juliana dos santos paulino
quero um conselho para entrevista ; como devo mim comportar para uma entrevista de trabalho e como devo ir vestida

Voltar ao topo da página