Partilhar

10 passos para fazer um currículo sem experiência

Para melhorar a sua inserção no mercado de trabalho apresentamos-lhe 10 passos para fazer um currículo sem experiência. Muitas pessoas ao se iniciarem do mundo do trabalho, sentem-se inseguras devido à sua falta de experiência. No entanto, um jovem que não tenha passado por outra empresa também tem as suas vantagens para um recrutador, por exemplo pode incorporar rapidamente os valores e a cultura da empresa sem pesarem experiências anteriores. A chave está na forma de como dispõe e expressa a informação. Vejamos então como escrever o seu currículo de forma a que seja chamado para uma entrevista.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: 8 exemplos de objetivo para currículo
Passos a seguir:
1

Para captar o interesse do recrutador, ajuste as informações às necessidades do posto de trabalho e da empresa, deverá realizar uma pesquisa sobre esta última.

10 passos para fazer um currículo sem experiência - Passo 1
Imagem: revistaescola.abril.com.br
2

Escreva o seu currículo em apenas uma página.

3

Destaque a sua formação.

4

Aspectos formais: * Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, estado civil, documento de identificação, morada e informação de contacto. *Objetivo: expresse de uma forma breve e clara, em que sector pretende trabalhar e quais são as contribuições que poderá fazer. * Interesses laborais em geral: este é um ponto forte para transmitir motivação e empatia com a empresa. * Formação: deverá colocar em primeiro o mais relevante e, em seguida dados complementares, como idiomas e outros. * Experiência profissional: Dependendo da sua formação e interesses, poderá encontrar através da internet trabalhos à distância, que poderão ser úteis para adquirir experiência e referências.

5

Não minta sobre a sua formação ou experiência, pois poderá afetar seriamente a sua credibilidade.

6

Separe por anos os cursos ou estágios que realizou.

7

Prepare o seu portfólio, se as características do seu caso assim o permitirem, inclua um endereço de internet onde apareça o seu portfólio, é uma oportunidade para sobressair e para demonstrar a sua capacidade.

8

Classifique a informação em blocos distintos, ganhará clareza visual e ajudá-lo-á a mostrar que é organizado.

9

Inclua uma carta de apresentação, onde poderá aprofundar os seu pontos fortes e fundamentar melhor porque é que está interessado em trabalhar nessa empresa e porque é que o devem contratar.

10

Use os seus contatos para fazer circular o seu currículo, aumentará significativamente as suas possibilidades de considerarem o seu currículo e por conseguinte conseguir um emprego.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 passos para fazer um currículo sem experiência, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • O recrutador procurará avaliar as suas aptidões e qualidades. Daí a importância de se implementar estes 10 passos para fazer um currículo sem experiência, para saber se é flexível, capaz e se pode contribuir com formação e ideias frescas.

Escrever comentário sobre 10 passos para fazer um currículo sem experiência

1 comentário
Usuário anônimo
GOSTARIA DA PARTE EXPERIENCIA DIGITADOS COM EXEMPLOS ESPECIFICOS

Imagem: revistaescola.abril.com.br
1 de 2

Voltar ao topo da página