Técnicas de Venda

Como ser um bom vendedor

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser um bom vendedor
Imagem: gettyimages.pt

Os empregos para vendedores são dos mais comuns no mercado, e uma das profissões mais bem pagas. Tudo depende do desempenho do próprio vendedor e de sua capacidade para fechar bons negócios. No entanto nem todo o mundo se sente à vontade para exercer esta profissão, que requer algumas capacidades comunicativas que muitas pessoas não têm trabalhadas. Se você é um desses casos, não se preocupe e continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos dicas preciosas de como ser um bom vendedor.

Também lhe pode interessar: Como ser um bom vendedor de carros

Passos a seguir:

1

As primeiras coisas que deve ter em mente estão relacionadas com o perfil que um vendedor deve adotar. Um bom vendedor deve ser, sobretudo, otimista, autoconfiante, determinado e motivado. Se você não passar uma boa imagem de si ao cliente, perderá credibilidade, e aí entra também a aparência, invista nela através apresentando sempre uma imagem limpa e cuidada.

2

Outro aspeto muito importante está relacionado com aquilo que você está vendendo. Um bom vendedor deve acreditar no que está vendendo. Se você não acreditar, como é suposto fazer com que o cliente acredite e se convença a comprar? Por isso trate de conhecer muito bem seu objeto de venda de forma a conseguir apresentá-lo da melhor forma e, claro, conhecer os benefícios dele.

3

Durante a venda, tente conhecer o cliente e chegar até suas necessidades. Para isso opte por uma abordagem simples, de relação amigo-amigo e não de cliente-vendedor. Faça com que o cliente se sinta à vontade falando consigo e fale com ele como se o estivesse aconselhando. Escute bem tudo o que ele diz e responda assertivamente a suas dúvidas. Muitas vezes o cliente está tentando perceber se realmente necessita do que lhe está sendo vendido e o papel do vendedor é convencê-lo que sim, apresentando os benefícios do produto acima das caraterísticas.

Como ser um bom vendedor - Passo 3
Imagem: agendor.com.br
4

Um bom vendedor é honesto, não tenta vender algo que não existe nem esconder aspetos menos positivos do produto. Quando o vendedor é questionado acerca de coisas menos agradáveis acerca do objeto da venda, deve compensá-las com benefícios, argumentando que apesar de o produto não ser tão bom em determinado aspeto, é bastante eficiente ou ideal em um outro.

5

Outra característica a ter em conta durante a venda de um produto, é que você não deve mostrar que está desesperado para vender nem que tem pressa em despachar a venda. Se fizer isso, o cliente, além de se sentir pressionado, vai suspeitar que há alguma coisa que lhe está a ser escondida. Adote uma postura tranquila, acreditando que vai conseguir fazer a venda e tentando criar uma ligação com o cliente, como referimos acima.

6

Por outro lado, por muito que se queira vender algo, não podemos passar horas com o cliente tentando convencê-lo. Para economizar tempo deve seguir algumas estratégias que passam por fazer bastantes perguntas de forma a chegar rapidamente às necessidades do cliente e complementá-las com os benefícios do produto e colocar questões simples de resposta "sim" ou "não". Quando perceber que seu cliente está pronto para fechar a venda, faça a pergunta chave: "Vamos avançar para a compra?".

Como ser um bom vendedor - Passo 6
Imagem: ruadireita.com
7

Um bom vendedor deve manter-se atualizado relativamente ao mercado no qual se insere. Para isso invista algum tempo lendo revistas da especialidade, pesquisando na internet e adquirindo livros relacionados com venda, de forma a melhorar suas competências e reforçar conhecimentos.

8

Por último, não desmotive se o cliente abandonar a compra ou não ficar convencido. O importante é saber que deu o seu melhor e continuar batalhando para ter sucesso nas próximas vendas. Além disso, não é a quantidade de vendas que deve contar, mas sim a qualidade de cada uma.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um bom vendedor, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
sonia aparecida martins
eu por ex ; nao tenho curso como faco pra ser verdedora
Imagem: gettyimages.pt
Imagem: agendor.com.br
Imagem: ruadireita.com
1 de 3
Como ser um bom vendedor