Nacionalidade e vistos

Como se tornar um cidadão de Belize

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se tornar um cidadão de Belize

Assim como muitos outros países, Belize, localizado na América Central, ao sul do México, é o sonho de moradia de muitos aposentados, não só do Brasil, como de outras nações, que buscam um clima mais pacato para viver. Por isso e por outros motivos, como morar um tempo no país, é necessário saber como se tornar um cidadão de Belize para viver lá de forma legalizada. Para ajudar nisso, o umComo.com.br reuniu informações pertinentes sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer o cartão do cidadão
Passos a seguir:
1

Pelas paisagens paradisíacas, clima tropical, ambiente tranquilo e a língua oficial, o inglês, tem crescido o interesse de brasileiros e pessoas de outros países em residir em Belize, país vizinho ao México, na América Central. Desde 2014, os brasileiros não precisam mais de visto para entrar no país, bastando o passaporte. No entanto, para morar de forma legalizada é preciso mais do que isso, ou seja, se tornar um cidadão de Belize, o que é possível em diferentes situações.

Como se tornar um cidadão de Belize - Passo 1
2

Em primeiro lugar, vale dizer que filhos e netos de cidadãos de Belize automaticamente ganham a cidadania, mesmo que os seus parentes residentes no país já tenham falecido. Mesmo que esse não seja o seu caso, é possível ter direito à cidadania no país, desde que você ou os seus pais não sejam naturais de uma nação que esteja em guerra com Belize. Também é possível se tornar um cidadão desse país casando com uma pessoa que seja natural de lá, uma vez que os conjugues automaticamente também se tornam cidadãos de Belize, no entanto, para conseguir isso é preciso que more no país por pelo menos um ano.

3

Outra forma de conseguir a cidadania é se mudando para Belize, sendo que viajar como turista para o país está facilitado aos brasileiros e não é mais preciso ter um visto. De qualquer forma, quem chega ao país recebe um cartão de permanência com validade de um mês e, a cada 30 dias, é necessário renová-lo para prolongar o prazo de permanência. No entanto, é preciso pagar uma taxa, que não é considerada alta, sendo que isso pode ser feito por seis meses. Depois, a taxa aumenta de valor.

4

Durante o período de permanência em Belize como turista não é possível conseguir um emprego e, por isso, o interessado em se fixar no país, nesse primeiro momento, deve ter uma renda própria e suficiente para pagar as suas contas, que deve ser de em torno de $2000.00 por pessoa. Quem já se aposentou e deseja morar em Belize possui vantagens ao se estabelecer no país, uma vez que existe o QRP ou Programa de Aposentados Qualificados, que o Conselho de Turismo do Belize mantem.

Como se tornar um cidadão de Belize - Passo 4
5

Para ingressar no programa é preciso preencher o formulário um ano após viver em Belize como turista. Para ser aceito como cidadão, é necessário ainda realizar exames médicos e ter a recomendação de duas pessoas que tenha conhecido por lá. É preciso ainda ter ao menos 45 anos, sendo que é analisada a ficha criminal de cada pessoa que deseja residir no país. Ao ser aprovado, é possível ao mais novo cidadão abrir o seu próprio negócio. Já para ser definitivamente naturalizado é necessário residir em Belize há cinco anos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se tornar um cidadão de Belize, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
CLAUDIO MARIANO
QUERO O CARTÃO CIDADÃO
1 de 3
Como se tornar um cidadão de Belize