Indicadores Econômicos

Como se calcula o Índice de Desenvolvimento Humano

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 setembro 2020
Como se calcula o Índice de Desenvolvimento Humano
Imagem: capital.com.pa

Ao longo da história, criaram-se diversos indicadores universais cuja função é permitir conhecer e comparar quão desenvolvida se encontra a nível econômico, cultural, tecnologicamente ou simplesmente de modo global, uma sociedade. Um dos mais conhecidos, utilizados a nível mundial devido à sua importância é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH),que explicaremos a você como se calcula neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como calcular um pagamento de dividendos

Passos a seguir:

1

O Índice de Desenvolvimento Humano é um indicador socioeconômico que, como seu próprio nome indica, trata de dar a conhecer o nível de desenvolvimento humano que possui um país, ou seja, quão desenvolvida se encontra a sua sociedade em conjunto.

Para isso, tem em conta três variáveis:

  • a saúde
  • a educação
  • a riqueza

Cada uma destas variáveis tem o mesmo peso no cálculo do índice, isto é, de 1/3 cada uma.

2

O primeiro componente que se tem em conta para calcular o índice é a saúde. Tem-se em conta a expectativa de vida do país, usando-a dentro da seguinte fórmula:

(EV do país-EV mínima)/(EV máxima - EV mínima)

Por expectativa de vida máxima e mínima, entendemos as máximas e mínimas existentes na atualidade, para o que se toma como referência 85 e 25, respectivamente.

3

O segundo componente é a educação, tendo-se em conta o grau de alfabetização e de matrícula nas escolas primárias. Neste caso, do total do componente de educação, 2/3 é representado pelo grau de alfabetização e 1/3 pelo de matrícula. Utiliza-se a mesma formula para ambos os casos:

(GA do país - GA mínimo)/(GA máximo - GA mínimo)

Neste caso, os graus de alfabetização e de matrícula que se trabalham é 100 no máximo e 0 no mínimo.

4

O terceiro componente é a variável econômica, que se realiza tendo em conta o PIB per capita do país. Para o calcular, continuamos usando a mesma fórmula, com a diferença de que têm de ser os logaritmos de cada variável, que neste caso seria:

(logPIB do país - logPIB mínimo)/(logPIB máximo - logPIB mínimo)

Para esta variável, teremos em conta 40.000 no máximo e 100 no mínimo, sempre medidos em dólares.

5

Uma vez que tenhamos realizado os três índices de forma individual, podemos encontrar o IDH global dando a cada um dos resultados anteriores 1/3 de ponderação, que é a que possuem, para assim ter o resultado final.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se calcula o Índice de Desenvolvimento Humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: capital.com.pa
Como se calcula o Índice de Desenvolvimento Humano