Outros Gerir o seu dinheiro

Como saber se a minha dívida caducou

Como saber se a minha dívida caducou

É bem provável que você já tenha ouvido que após cinco anos a sua dívida caduca, não é mesmo? Embora isso seja verdade em parte, porque algumas dívidas demoram mais a prescrever, é importante saber que em alguns bancos de dados o seu nome pode permanecer para sempre. Para como saber se a sua dívida caducou e entender melhor sobre o assunto, o umComo.com.br reuniu algumas informações pertinentes. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Como se livrar das dívidas

Passos a seguir:

1

Basicamente, para saber se a sua dívida caducou basta fazer uma consulta junto à Serasa Experian para ver se o seu nome está ou não sujo na praça, ou seja, no cadastro de pessoas que são devedoras. Se a sua dívida ainda está vigente o seu nome ainda está na lista. Para tanto, é possível acessar o portal Limpa Nome Online da Serasa Experian, onde é preciso fazer um cadastro gratuito, informando alguns dados pessoais.

Como saber se a minha dívida caducou - Passo 1
2

Por meio dessa consulta, é possível verificar, sem custo algum, as suas pendências com cada empresa. Por esse canal, o consumidor tem a opção ainda de iniciar uma negociação com quem está devendo. Outra forma de saber se a dívida ainda persiste ou se caducou é se dirigindo pessoalmente até uma agência de atendimento da Serasa. É preciso ter em mãos um documento com foto, sendo que o atendimento também é gratuito e no link serasaconsumidor.com.br/atendimento/agencias você encontra o local mais próximo.

3

A terceira maneira de consultar gratuitamente se o seu nome continua sujo porque a dívida não prescreveu é por meio de carta. Nela deve constar a solicitação de consulta ao seu nome no banco de dados, os números de documentos como CPF e RG, bem como uma cópia de cada um deles, endereço completo para receber a resposta e assinatura com firma reconhecida em cartório. O endereço para enviar a correspondência é Rua Antônio Carlos, 434, Cerqueira César - São Paulo – SP, CEP 01309-010.

4

Mesmo que se divulgue amplamente que as dívidas caducam após cinco anos, é necessário saber que alguns prazos são menores e outros maiores. É o caso das dívidas de aluguel que caducam em três anos e as referentes a seguros e hospedagens que têm duração de apenas um ano. Por outro lado, as contas não pagas de telefone, luz e água podem ser cobradas por até 10 anos. As dívidas que valem por cinco anos são as mais comuns, como as de instituições de ensino, impostos, cartões de crédito e de boletos bancários.

5

É importante saber ainda que quando o nome de uma pessoa sai dos cadastros de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC, isso quer dizer que no momento que terceiros pesquisarem o nome do consumidor não vão encontrá-lo na lista. Com isso, os consumidores podem voltar a comprar sem problemas, pois a restrição de crédito dessas empresas caducou. Além disso, quando a dívida prescrever, as empresas não podem mais cobrar dos seus clientes que estavam devendo.

Como saber se a minha dívida caducou - Passo 5
6

No entanto, caducar uma dívida não significa que o seu nome desapareceu completamente da lista de devedores. Ou seja, existem listas que não são públicas, mas que algumas empresas têm acesso, inclusive, as instituições bancárias. Dessa forma, mesmo sem estar com o seu nome sujo, se um banco buscar o seu histórico vai encontrar a sua dívida e pode não dar o crédito que você está solicitando. Da mesma forma, a empresa para a qual você ficou devendo pode se negar a vender de novo a você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se a minha dívida caducou, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Margarete Sales
Queria saber si meu nome ainda está no Serasa preciso muito arrumar minha casa
A sua avaliação:
Carlos Eduardo Ribeiro Reis
Quero saber se tenho dividas caducadas
A sua avaliação:
rose de Jesus Chagas
meu nome ainda está sujo?
A sua avaliação:
Cristina Araújo de Sousa
Quero saber se o meu nome está sujo
A sua avaliação:
joao candido da silva
ESTOU COM ALGUMA DIVIDAS
Angela Maria Falcirolli
Boa tardeA muitos anos fiz uma compra em uma loja Magazine Luiza, depois de um tempo pagando, e por motivos de desemprego, deixei de pagar, hoje faz aproximadamente 8 anos,gostaria de reparar essa divida como faço.Att.
Angela
junio Novais de Medeiros
eu ceria saber se a minha divida já caduco
walter alves
estou querendodo pagar uma divida com a tim como eu devo e procede.
1 de 3
Como saber se a minha dívida caducou