Previdência Social

Como pagar INSS

Como pagar INSS
Imagem: jornalmontesclaros.com.br

Todo o trabalhador tem direito a uma aposentadoria, para quando pára de trabalhar. A isto se dá o nome de Previdência Social e, para conseguir este benefício o trabalhador tem de pagar uma contribuição mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O tempo que você tem de pagar essa contribuição vai depender da modalidade da aposentadoria. Esse seguro serve para substituir o salário do trabalhador no momento em que deixa de exercer a sua função, seja por motivo de doença, idade ou invalidez. Para esclarecer as suas dúvidas, em umComo vamos lhe explicar como pagar INSS.

Também lhe pode interessar: Como pagar INSS para autônomos
Passos a seguir:
1

Os trabalhadores com registro em carteira de trabalho não têm de preocupar, pois já estarão automaticamente inseridos no INSS e pagando. Neste caso, são as empresas as responsáveis por descontar a contribuição dos seus trabalhadores.

2

Agora trabalhadores autônomos, freelancers e trabalhadores avulsos que prestam serviços pontuais a empresas e não têm um ordenado fixo ao final do mês têm que fazer o seu próprio plano de pagamentos do INSS. Por isso, se você trabalha por conta própria deve estar inscrito como contribuinte individual. Os MEI (Microempreendedor Individual) também têm que pagar INSS, porém as condições são diferentes e o valor a pagar é normalmente mais baixo e fixo. Caso esta seja a sua situação, deverá informar-se no Portal do Empreendedor dos passos a seguir.

3

Para pagar o INSS como autônomo primeiro você deve se inscrever no PIS (Programa de Integração Social) para obter o NIT (Número de Inscrição do Trabalhador). Caso você já tenha trabalhado com carteira assinada, este passo não será necessário pois muito provavelmente você já tem um registro no PIS. Pode fazer a inscrição dirigindo-se a uma agência da Previdência Social ou através do site.

4

Depois de possuir o NIT, deverá escolher entre os dois tipos de contribuição. A diferença entre eles é o valor pago todos os meses e o tipo de aposentadoria que terá no futuro. Para cada tipo de contribuição é atribuído um código diferente, assim com o código 1007 você pode ficar recolhendo até 20% do seu rendimento. Com este tipo de contribuição você terá direito à aposentadoria por idade e tempo de serviço e às pensões do INSS. Agora com o código 1163 você terá de recolher 11% do salário mínimo e também terá direito às pensões do INSS. No entanto, fica apenas com direito à aposentadoria por idade.

5

Agora preencha a Guia da Previdência Social, pode fazê-lo manualmente ou através da internet. Você pode obter o GPS em papelarias e livrarias ou pode imprimir diretamente do site da Previdência Social. Entre no nosso artigo e saiba como preencher a Guia da Previdência Social.

Como pagar INSS - Passo 5
Imagem: numerabilis.cnt.br
6

Após preencher a Guia da Previdência Social, dirija-se a um banco ou lotérica para realizar o pagamento.

7

Os trabalhadores com registro em carteira de trabalho podem consultar o extrato de pagamentos do INSS, para se certificarem que o patrão está fazendo os pagamentos direito. Para isso dirija-se a uma agência do INSS ou consulte o extrato na internet.

Veja também: Como saber o número do benefício da Previdência Social

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar INSS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
juerma da rosamarques barbosa
não consigo mais entra pra ver meu pagamento eu fazia todos os meses o que fizerão ta uma porcaria antes nós podia ver o queiriamo receber hoja não da ver nada deveriam deixar como estavameteram os dedos e fizeram so porcaria diraram o direito do aposentado entrar na internet ver o que você vai receber tiraram o direito do aposentado ate isto mexeram pelo amor de Deus não tem como entrar como era entes gostaria de saber o que fizeram ????????????????
Roberto.Rodrigues
Minha pergunta é a pessoa que contribui pelo codigo 1163 , tem direito ao seguro desemprego
Imagem: jornalmontesclaros.com.br
Imagem: numerabilis.cnt.br
1 de 2
Como pagar INSS