Avaliação dos postos de trabalho

Como fazer uma entrevista de avaliação de desempenho

Como fazer uma entrevista de avaliação de desempenho

A avaliação do rendimento dos empregados, dos grupos e das empresas é uma prática estendida na grande maioria das empresas. Os processos de gestão e avaliação de desempenho dos trabalhadores concebem-se como sistemas críticos na gestão de pessoas e hoje em dia devem ser entendidos como processos de natureza estratégica para a empresa: os resultados globais e individuais devem ser avaliados se querem ser melhorados. Porquê? Porque com isso conseguiremos também aumentar a produtividade e os resultados.Devemos lembrar que avaliamos o rendimento dos empregados, não só para medir a variável que pagaremos no final de ano, mas também com o objetivo de desenvolver. Como modelo comparativo, poderíamos dizer que é como ir ao médico: você vai ao médico e diz que tem colesterol, mas depois ele também lhe diz o que fazer para melhorar. Nas empresas é o mesmo: primeiro avalia-se (o médico faz os exames necessários no paciente), depois detectam-se as carências (você diz-lhe que tem colesterol) e finalmente estabelece-se um plano de ação para conseguir melhorar (ele receita-lhe medicamentos e dá-lhe uma dieta estrita para baixar o colesterol).Mas como avaliamos? Como fazemos uma entrevista de avaliação de desempenho?

Também lhe pode interessar: Como lidar com assédio no trabalho

Passos a seguir:

1

Preparação da entrevista de avaliação. Estas entrevistas costumam ser entre chefe e subordinado e duram entre 45 e 60 minutos, pelo que é importante que o chefe assuma o papel de líder e prepare uma série de perguntas que irá fazendo à medida que vai desenvolvendo a conversa. Devido à delicadeza da situação (o trabalhador sabe que está sendo avaliado) é recomendável que a conversa seja efetuada em um lugar neutro para ambas as partes (nem no escritório do chefe nem na mesa do trabalhador).

2

Abertura da entrevista. Durante alguns minutos e para quebrar o gelo, o chefe deverá introduzir ao trabalhador o objetivo da entrevista bem como os temas a tratar e a duração da mesma.

3

Avaliação do candidato. Este é o ponto central da entrevista de avaliação de desempenho. É importante deixar que o trabalhador fale, criando uma atmosfera construtiva e evitando que a conversa se desvie para outros temas.Comece com perguntas como uma autoavaliação do próprio trabalhador sobre seu trabalho, como acha que o desenvolve, o que acha que lhe faz falta para melhorar... Uma vez exposto seu ponto de vista, o chefe deverá passar a dar-lhe feedback, sempre se centrando em exemplos e não em adjetivos (por exemplo, não deverá dizer "trabalha muito mal", mas sim "tenho notado que ultimamente não está atingindo os objetivos, que está acontecendo?"). Neste sentido, é recomendável utilizar a técnica do sandwich: em primeiro lugar, damos feedback positivo, depois intercalar feedback corretivo e de melhoria e, finalmente, acabamos com feedback positivo.Se realmente há aspectos que o trabalhador não realiza bem, é necessário que seja consciente ao finalizar a entrevista, por isso, devemos ter cuidado com a técnica do sandwich e não dizer muitas coisas positivas.

4

Planejamento e Plano de Desenvolvimento. Assim que tiver escutado o avaliado e discutido seu rendimento, é o momento de olhar para o futuro: como melhorar o desempenho da pessoa para o próximo período. O trabalhador deve ter uma parte ativa neste processo de estabelecimento de um plano de ação e de melhoria, porque se não for assim não se sentirá comprometido e não cumprirá o plano. Portanto, é importante estabelecer metas comuns e concretas que sejam aceites por ambas as partes.

5

Fechamento da entrevista de avaliação de desempenho. É importante concluir a entrevista propondo um rastreamento do combinado, estabelecendo o tempo e a natureza do rastreamento para o controle de objetivos e ações propostas ao empregado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma entrevista de avaliação de desempenho, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Andisangela b. silva
como posso conduzir uma boa e ética entrevista de avaliação de trabalho ?
Como fazer uma entrevista de avaliação de desempenho