Começar um negócio

Como conseguir investidores para o meu negócio

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 4 março 2021
Como conseguir investidores para o meu negócio

Ao iniciar um negócio é normal que o dinheiro não comece logo a cair em sua conta. Muitos empreendedores pensam que a única maneira de conseguirem financiamento para começar ou expandir o seu negócio é através de empréstimos bancários e, esta ideia não poderia estar mais errada. Caso tenho uma ideia que ache que possa revolucionar o mercado ou tenha criado algo ache que vai simplificar algum tipo de trabalho e, esteja interessado em descobrir como conseguir investidores para o seu negócio continue lendo este artigo aqui no umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer um plano de negócios
Passos a seguir:
1

Evite os empréstimos bancários:

Como referido acima, os empréstimos bancários são uma das piores coisas que pode fazer para conseguir dinheiro, pois como acontece no Brasil, os juros têm valores muitos altos que em muitos casos se torna difícil de pagar nos prazos pedidos.

Os bancos do Brasil têm vindo a bater recordes atrás de recordes e, por isso deixe esta opção apenas como última opção na requisição de financiamento.

2

Crie um plano de negócios:

Antes de pedir qualquer financiamento faça um plano de negócios com o qual possa apresentar aos supostos investidores de forma a lhes dar a conhecer a sua empresa.

Este plano também o irá ajudar a determinar qual a longevidade da empresa, porque se durante a execução de um plano de negócios, se deparar com sinais que lhe indiquem que não será possível exercer aquela atividade para a qual o público alvo seja uma pequena quantidade, o melhor que terá a fazer a este ponto é meter a ideia de lado e desenvolver uma nova porque a este ponto será bem menos doloroso descartar a ideia.

3

O que é preciso para arranjar investidores:

Muitos dizem que para que um negócio dê sucesso é apenas necessário que haja uma ideia brilhante e extraordinária. Esta ideia não se encontra de todo errada mas nem sempre é necessário ter uma super ideia de génio para desenvolver um negócio.

Existem diversas ideias que se limitam a imitar outras, onde a diferença é maneira como são desenvolvidas, onde muitas das vezes inventam um método mais eficiente de o fazer.

4

Quais as necessidades de um investidor:

Ao pedir por dinheiro a um investidor, não se esqueça de referir todos os seus gastos do seu negócio e as razões pelas quais precisa de ajuda monetária.

É no plano de negócios que todas estas informações devem ser inseridas, insira as ferramentas que utiliza, gastos com computadores, em funcionários, em veículos, telefone, energia e todos os outros gastos que tem com o negócio.

Por fim, não se esqueça de inserir o Capital de Giro, que é uma parte do dinheiro (capital) da empresa que é reservado para liquidar gastos da empresa, ou seja, funciona como uma reserva para equilibrar as transações da empresa e gerar mais lucro. É aconselhado pedir um Capital de Giro de cerca de 20%, ou seja, se precisar de 100 Mil Reais, peça 120 Mil Reais, sendo que os 20 mil são de Capital de Giro.

5

Peça ajuda à sua família:

Ao começar um negócio, as primeiras pessoas a quem deve recorrer por dinheiro é à família e amigos, porque são as pessoas com quem mais confiança tem e que mais facilmente lhe emprestarão dinheiro, mas não se esqueça que o mais provável é que lhe peçam uma remuneração ou royalties. Tente pedir a vários familiares e analise-os todos de forma a encontrar qual se adapta mais às suas necessidade e nunca se esqueça "amigos, amigos, negócios à parte".

6

Peça ajuda ao governo:

Esta é provavelmente uma das melhores opções existentes, existem várias agências que lhe fornecem dinheiro caso vejam que tem uma boa ideia e que achem rentável. A maioria destas agências são governamentais e não pedem nada em troca, não se podendo esquecer que a dificuldade aqui para conseguir um investidor é maior.

No Brasil, deste tipo de investimentos, temos agências como a CNPq e a Finep.

Também deste género e também no Brasil tem alguns bancos que podem investir em si através de baixos juros, temos o exemplo do BNDES e do Banco do Nordeste.

7

Conseguir um investimento é apenas o início de um negócio que, como é óbvio é uma fase muito importante mas é apenas a primeira fase de muitas que ainda estão por vir.

A partir do momento em que consegue o investimento, é necessário conseguir um bom aproveitamento desse dinheiro para que consiga ter um crescimento sustentável e, só assim conseguirá prosperar como empreendedor.

8

Uma vez que se está iniciando no mundo dos negócios, aproveite e confira também estas dicas que temos para você: Como escolher o nome para meu negócio.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como conseguir investidores para o meu negócio, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como conseguir investidores para o meu negócio