Deixar de usar cartões de crédito

Como cancelar um cartão de crédito

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 11 novembro 2019
Como cancelar um cartão de crédito

Certamente em alguma ocasião nos vimos obrigados a cancelar um cartão de crédito. Caso isso não tenha acontecido connosco ainda, é possível que no futuro precisemos de fazê-lo. Os cancelamentos podem ocorrer por diversos motivos, seja por roubo, perda ou simplesmente porque já não usamos ou não queremos usar mais esse cartão. Diante desta situação, é necessário saber como cancelar um cartão de crédito. Continue lendo este artigo de umComo.com.br para conhecer uma série de passos e recomendações que serão de grande ajuda.

Passos a seguir:

1

Independentemente do motivo do cancelamento, existem muitas entidades que exigem uma série de requisitos que devem ser cumpridos antes da anulação de um cartão. Por este motivo, e para evitar taxas desnecessárias, devemos informar-nos bem das condições do cartão de crédito que contratamos.

2

A primeira coisa a ser feita na hora de cancelar um cartão de crédito é pagar o saldo pendente. Ainda que seja um saldo muito pequeno, se não o pagarmos ele pode aumentar com os juros. Caso o cartão tenha sido roubado e usado, deve realizar-se uma denúncia no momento em que damos pela falta dele.

Como cancelar um cartão de crédito - Passo 2
Imagem: poweruser.aeiou.pt
3

Há que saber que, no momento em que pagamos a dívida do nosso cartão, já não deveremos utilizá-lo mais. Isto porque, se o continuarmos a usar após dar início ao processo de cancelamento, nunca conseguiremos saldar a quantidade nem poderemos anulá-lo.

4

Depois de pagar a dívida entraremos em contato com a entidade bancária e comunicaremos nossa intenção de cancelar e anular o cartão. Poderemos fazer a notificação por várias vias, seja verbal, por e-mail ou através de ligação telefônica. O ideal é fazê-lo de forma que fique registrada nossa solicitação. Por este motivo, as cartas registradas costumam ser a melhor opção.

Como cancelar um cartão de crédito - Passo 4
Imagem: dellanet.com.br
5

Durante este trâmite, a entidade bancária verificará se seu saldo está realmente zerado. Assim, uma vez entregue toda a documentação, e uma vez comprovado que está tudo correto, a instituição bancária deverá dar-nos uma prova deste trâmite. Normalmente costuma ser um número de cancelamento. Esta será a confirmação legal do cancelamento do seu cartão de crédito.

Leia também: Como descobrir quem usou meu cartão de crédito pela internet

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cancelar um cartão de crédito, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
maria das merces silva de jesus
gostaria de saber se o cartão que solicitei foi aprovado
Imagem: poweruser.aeiou.pt
Imagem: dellanet.com.br
1 de 3
Como cancelar um cartão de crédito