Começar um negócio

Como abrir uma lotérica

 
Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 7 novembro 2019
Como abrir uma lotérica

Alguns tipos de empresas são bastante visados por quem deseja abrir o seu próprio negócio porque possuem fama de sempre se mostrarem muito lucrativos. É o caso das casas lotéricas, que possuem uma ampla clientela, independente da situação econômica do país, já que oferece diferentes serviços. Por isso, se você pensa em investir nesse empreendimento, saiba como abrir uma lotérica com as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como abrir uma empresa

Passos a seguir:

1

De tempos em tempos, a Caixa Econômica Federal lança processo licitatório para que participem os interessados em abrir uma lotérica. Para tanto, é preciso acompanhar no site da Caixa e em demais veículos de comunicação para quando está prevista a abertura de nova licitação. Para cada cidade brasileira a instituição financeira define quantos novos estabelecimentos serão abertos, de qual tipo e onde devem ser instalados.

Como abrir uma lotérica - Passo 1
2

A partir da divulgação do edital com o processo de seleção, os interessados em se tornarem permissionários lotéricos podem se candidatar. Eles devem ter pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo. Os demais critérios variam de acordo com cada edital, sendo que os interessados costumam ter que apresentar um plano de negócios, no qual é preciso informar o local exato onde se pretende instalar a lotérica. Escolher um endereço que ofereça os requisitos do edital aumenta as chances de seleção. Em geral, lugares com grande fluxo de pessoas e boa acessibilidade são os mais indicados.

3

Na proposta do candidato precisa ainda constar qual a previsão de unidades de bilhetes da loteria instantânea que serão comercializados. Experiência anterior, grau de instrução e participação em treinamentos relacionados à área administrativa​ também influenciam na escolha. Além disso, o candidato deve apresentar documentos, como de identidade, CPF, certidão negativa de execução patrimonial, entre outros.

4

Os candidatos selecionados pela Caixa são informados e, desse modo, assinam o Contrato de Adesão com a Caixa, quando devem pagar a chamada Taxa de Permissão. Quando esses trâmites legais forem concluídos, o empreendedor pode começar a instalar a unidade lotérica em conformidade com os critérios existentes, os quais envolvem layout do estabelecimento e equipamentos, os quais são fornecidos pela Caixa. Atualmente, as lotéricas devem ter pelo menos 12 metros quadrados, guichês e mesas de atendimento. O empreendedor também deve participar de treinamentos promovidos pela entidade financeira.

5

Assim como qualquer outro estabelecimento, o permissionário lotérico deve ter CNPJ, abrir contas correntes no nome do negócio, contratar apólice de seguro, bem como seguir os demais trâmites legais para abertura de empresa. Para saber de tudo sobre o funcionamento da relação entre o permissionário e a Caixa, aconselha-se que os interessados busquem o Regime de Permissão, a partir da leitura da Lei 8.987/95 e da Circular Caixa 621/2013.

Como abrir uma lotérica - Passo 5
6

Quem tiver uma casa lotérica deve ainda contar com um quadro de funcionários suficiente para atender a demanda e qualificados para a atividade. Nesse sentido, é uma exigência que haja caixa, atendente e gerente, sendo que essa última função normalmente é abraçada pelo proprietário. Os requisitos de cada função estão previstos também pela Caixa, bem como a importância de pagar salários que estejam de acordo com cada categoria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma lotérica, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como abrir uma lotérica