Abrir um negócio passo a passo

Como abrir uma empresa

Douglas Felix França
Por Douglas Felix França. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como abrir uma empresa

O Brasil possui uma das taxas de empreendedorismo mais elevadas do mundo. Isso quer dizer que surgem muitos novos negócios no país a cada ano. Mesmo neste cenário, muitas pessoas com ideias em potencial e vontade de ter seu próprio negócio ainda se perguntam: Como faço para abrir uma empresa?

Para sanar as dúvidas dos potenciais empreendedores, e desmistificar o nascimento de um novo negócio, em umComo trazemos este artigo para mostrar como se abre uma empresa.

Índice

  1. O que irei fazer?
  2. Identidade Empresarial – 1
  3. Identidade Empresarial – 2
  4. Identidade Empresarial – 3
  5. Nasce uma Empresa - NIRE
  6. Nasce uma Empresa – CNPJ
  7. Outros Documentos

O que irei fazer?

Antes de qualquer outro passo, o futuro empresário deve refletir sobre a viabilidade de seu negócio. Para tanto, deve considerar se o que pretende produzir e/ou comercializar é útil a sociedade, viável econômica e financeiramente e se a empresa possui o conhecimento necessário sobre o objeto do negócio e o mercado em que irá atuar.

Identidade Empresarial – 1

Iniciando a parte burocrática, estabeleça que tipo de empresa será a sua: Sociedade Simples, Limitada, MEI (Microempreendedor Individual), etc. A empresa também deve ser classificada de acordo com seu “porte”, entre Micro, Pequena, Média, Média-Grande ou Grande Empresa, cujo enquadramento levará em conta o faturamento da empresa – dados colhidos junto ao BNDES.

Identidade Empresarial – 2

Outra parte importante do nascimento da empresa é o contrato social, ou estatuto social (exceto no caso de MEI, que não necessita desse instrumento legal). Nele devem estar descritos aspectos fundamentais da empresa, tais como a composição societária, o capital social, o objeto social da empresa, sua sede, e outras características que a acompanharão durante sua existência.

Identidade Empresarial – 3

O próximo passo é escolher o nome de sua empresa, ou melhor, os nomes. A Identidade formal da empresa é a razão social, onde se encontrará o nome da empresa, seu ramo de atividade e a modalidade jurídica de enquadramento. Por exemplo: Alpha Ômega Indústria Ltda.

O empresário pode optar por um outro nome, aquele pelo qual sua empresa será reconhecida no mercado: o nome fantasia. Usualmente esse nome carrega forte apelo comercial, como uma marca. Na maioria das vezes, o nome fantasia é a própria marca dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa.

Nasce uma Empresa - NIRE

Para dar início de fato a “certidão de nascimento” da empresa, o empreendedor deve levar os documentos necessários para abertura da empresa até a Junta Comercial ou ao Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas, e assim obter o NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresa. Para isso, será necessário levar os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e CPF do proprietário, dos sócios, ou dos administradores;
  • Requerimento Padrão – em uma via e capa da Junta Comercial;
  • Contrato ou Estatuto Social, ou documento equivalente;
  • Ficha de Cadastro Nacional (FCN) em uma via;

Também será necessário o recolhimento de taxas por meio de guia DARF.

Nasce uma Empresa – CNPJ

Após a obtenção do NIRE, o empresário deve registrar sua empresa como contribuinte, gerando seu CNPJ – Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas. Em boa parte dos estados, o CNPJ pode ser obtido na Junta Comercial junto com o registro da empresa.

Outros Documentos

Ainda outras certidões e documentos devem ser emitidos para que as atividades da empresa possam ter início, são eles: Inscrição Municipal, Alvará de Funcionamento, Inscrição Estadual, Cadastro na Previdência Social. Variando de acordo com o ramo de atividade, outros documentos podem ser necessários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como abrir uma empresa, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como abrir uma empresa