Registrar-se na lista de desemprego

O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho

O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho
Imagem: news.netspeed.com.br

Quando se está desempregado há uma meta clara: encontrar um novo emprego e quando este chega em seguida surge a dúvida sobre o que fazer se estiver recebendo seguro desemprego: quais são os passos que devo seguir e por onde começar. É importante estar atento para não passar por alto nenhuma norma, mas o procedimento dependerá além do mais, do tipo de trabalho que você encontrar. Em umComo.com.br damos-lhe todas as dicas sobre este tema.

Passos a seguir:
1

O seguro desemprego poderá ser suspenso nas seguintes situações:

  • Quando o trabalhador for admitido num novo emprego;
  • Ou em situação de início de percepção de benefício de prestação continuada da Previdência Social, à excepção do auxílio-acidente e a pensão por morte, ou seja a partir do momento em que a pessoa passa a receber outra renda suficiente para conseguir subsistir, o seguro desemprego será suspenso.
2

Assim se o trabalhador que está recebendo seguro desemprego, for admitido para um novo emprego, o seguro desemprego será imediatamente suspenso.

Sugestão: Como consultar o seguro-desemprego pelo celular

3

Quando o trabalhador é admitido num novo emprego, a nova emprega terá de informar imediatamente a Caixa Econômica Federal, para se proceder à suspensão do seguro desemprego.

4

A suspensão do seguro desemprego por admissão em novo emprego, implica o não recebimento da totalidade do seguro desemprego a que tinha direito. No entanto, o trabalhador poderá receber as parcelas restantes, referentes ao mesmo período, caso venha a ser novamente dispensado sem justa causa.

5

Veja também este artigo sobre o seguro desemprego em que lhe mostramos como calcular o seguro desemprego.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
wanderalves102@gmail.com
recebi duas parcelas do seguro desemprego ,,mas ja estava trabalhando temporario , consta como registro e agora estou com uma divida enorme ? como vou pagar tudo isso posso parcela ?
cleide paiva
oi dei entrada no meu seguro dia 21/02/2019 e comecei a trabalhar no dia 06/03/2019 tenho direito a receber me seguro
Alexandre Barreto
To com a mesma dúvida
adelson maciel
se eu arruma um emprego uma semana antes da primeira parcela do seguro desemprego eu posso receber
A sua avaliação:
Andrius
Boa noite, tenho uma dúvida... Estou desempregado desde outubro/17, como tive que cobrar a empresa na justiça, encaminhei o seguro no mês passado (junho/18). Recebi a primeira parcela de 5 que tenho direito, agora arranjei outro emprego, eu perco as outras 4 ou continuo recebendo? já que se passaram mais de 7 meses de desemprego! Obrigado.
Laira
Boa tarde! Fui dispensada do trabalho no dia 09/12/2017. Em Fevereiro dei entrada no Seguro Desemprego. Quando foi no dia 19/03/2018 eu arrumei emprego de carteira assinada a mesma foi assinada nessa data. A primeira parcela estava marcada o dia 23/03/2018, eu liguei p o Ministério e me informaram q eu podia sacar o valor devido aoa dias que fiquei desempregada. Tenho direito a segunda parcela? Estava marcada para cair na conta segunda feira. Sera suspenso o benefício automaticante? Eles vao depositar somente as parcelas que fiquei desempregada e vão cancelar automático? Tenho direito? Grata!
Ana Karolina
Fiquei 5 meses desempregada, e deveria ter recebido as 5 parcelas (fiquei 140 dias desempregada), pelo que andei lendo, com 135 dias de desemprego, adquirimos o direito a receber as 5 parcelas (tenho direito à 5 parcelas). Porém, o agendamento para ENCAMINHAR o seguro levou quase dois meses, por demora dos órgãos públicos, neste caso o Sine.
Ou seja, recebi 4 parcelas. A última parcela, a 5ª, seria creditada 20 dias depois de iniciar em nova empresa. Tenho direito a receber a última parcela, visto que fiquei o tempo relativo desempregada? Obrigada
Luenia da Silva Moura
Estou em processo de contratação, estou recebendo o seguro a data exata da contratação será dia 01/06/16 e a data que recebo o seguro é dia 14/06/16 gostaria de saber se dar tempo receber pelo menos a segunda parcela? ?????
Alex Silva
Em muitas pessoas a recusarem oportunidades e entrevistas para novos trabalhos, pois eles acreditam que, com a carteira novamente assinada, perderão o restante do seguro. Ele explica que esse direito existe porque o Estado reconhece que os meses que o trabalhador ficou desempregado devem ser recompensados, mesmo se ele conseguir uma nova oportunidade. O supervisor lembra ainda que os munícipes são informados do funcionamento do benefício assim que dão entrada no seguro, além de receberem um comprovante com as datas de depósito das parcelas, que são distribuídas da seguinte forma: - 30 dias de desemprego - 1 parcela - 45 dias de desemprego - 2 parcelas - 75 dias de desemprego - 3 parcelas - 105 dias de desemprego - 4 parcelas - 135 dias de desemprego - 5 parcelas Fonte: Site Prefeitura de SP
kelly
eu estou recebendo seguro desemprego,porém estou em processo de contratação para um novo emprego.quero saber se ainda vou receber um parcela do seguro,uma vez que minha carteira sera assinada no inicio do mês e a data prevista para receber o seguro é meio do mês. Alguém me ajude!!?
Altyer Otoni
Quero tirar uma dúvida. Estou tentando calcular meus dias de desemprego pra saber se já posso assinar a carteira e continuar recebendo as 2 parcelas que faltam de 4 (105 a 134 dias de desemprego). Minha data de dispensa é 15/01. A data de saída, na carteira é 17/02 (aviso prévio indenizado). Qual delas eu considero? A lei fala data de dispensa, mas o atendimento da Caixa insiste em informar que é a data da carteira. Obs.: Dei entrada no seguro dia 12/02, antes, portanto da data de saída. Obrigado!
Altyer Otoni
Quando posso ter a CTPS assinada sem ter o seguro suspenso? No mesmo dia que pegar a última parcela? No dia posterior? Obrigado.
Altyer Otoni
Já descobri (e é muito importante).. Deve-se analisar o tempo de desemprego. Como eu demorei a dar entrada no seguro, o tempo que fiquei desempregado é que conta e já passou de três meses e 15 dias, o que me dá direito a receber as 4 parcelas, mesmo assinando a carteira e tendo recebido apenas duas parcelas. Para 5 parcelas o prazo seria o mesmo.
Andrius
Altyer Otoni, vc recebeu as parcelas mesmo estando trabalhando? Estou com a mesma situação aqui, será que recebo? Obrigado.
Altyer Otoni
Recebi sim! Sem problema!
jonata alves
eu vou ate 2015 recebendo , eu to recebendo um salario minimo. eu recebo o novo salario em 2015 ou fico recebendo o salario de 2014?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Jonata, eu penso que você deve ficar recebendo a mesma quantia que lhe foi atribuída. Mas de qualquer forma se informe junto da Caixa Econômica. Obrigada pelo comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
Imagem: news.netspeed.com.br
O que fazer se estiver recebendo seguro desemprego e encontrar trabalho