Nota promissória

O que é uma nota promissória bancária

O que é uma nota promissória bancária

As notas promissórias bancárias são títulos de renda fixa que até agora eram dirigidos a clientes institucionais, mas que há pouco tempo estão sendo comercializados entre o grande público. Elas têm prazos que oscilam entre os 3 e os 18 meses. Funcionam de forma similar às Letras do Tesouro, só que nas notas promissórias a garantia é um emissor privado (o banco em questão) e não público (Estado). Vamos ver quais as informações que são relevantes quanto às notas promissórias bancárias.

Também lhe pode interessar: O que é e como funciona um aval bancário

Passos a seguir:

1

Trazem mais risco que os depósitos, por exemplo. O risco de as notas promissórias bancárias está intimamente relacionado ao banco emissor, já que não existe rede de segurança em caso de quebra. Isto não é assim no caso dos depósitos, já que contamos com o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD). Simplesmente, no caso de quebra do banco há o risco de perder seu dinheiro e o Estado não se responsabilizar pela sua poupança. Portanto, conheça a classificação do banco para minimizar os riscos (onde adquirir as melhores notas promissórias).

2

No entanto, as notas promissórias bancárias são uma dívida de maior qualidade que as obrigações subordinadas. Assim, em caso de quebra cobrariam antes os possuidores de notas promissórias bancárias do que os de obrigações subordinadas.

3

Também é possível ter dificuldades para realizar um cancelamento antecipado de uma nota promissória bancária. Isto não acontece tanto com os depósitos, que em muitos casos contam com esta opção conforme a mudança dos juros ou de uma penalização. As notas promissórias bancárias por sua vez, não permitem cancelamentos antecipadamente, pelo contrário, para dispor do dinheiro é necessário vender o produto no mercado secundário, onde impera a lei da oferta e seu valor fica condicionado à pouca demanda.

4

Definitivamente, as notas promissórias bancárias são produtos que no momento contam com rentabilidades similares aos depósitos, ainda que tenham menos garantia e liquidez. Você deve esperar a evolução do mercado para saber se a conversão em produtos é mais interessante para investidores e poupadores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é uma nota promissória bancária, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
fabio amorim
como funciona esse tipo de promissorias por eu trabalho com a normal?????
O que é uma nota promissória bancária