Balanços

O que é um balanço financeiro?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que é um balanço financeiro?

Todos nós tentamos organizar nossa vida econômica pessoal, equiparando o que ganhamos e o que devemos. As empresas, ao terem um grande volume de rendimentos e despesas, terão ainda mais motivos para organizar seu gerenciamento econômico de maneira eficiente, de tal forma que possam saber em qualquer momento tudo o que lhes pertence e tudo o que devem a outras pessoas ou empresas. Para isso utilizam o balanço financeiro ou patrimonial, que a seguir explicaremos em que consiste em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como fazer o inventário em um bar

Definição e características do balanço financeiro

O balanço patrimonial ou financeiro é um documento no qual se reflete a situação e distribuição do patrimônio empresarial, tanto do que lhe pertence como do que deve.

É a conta mais importante de todas, já que nos permite em apenas uma rápida olhada conhecer como se dispõe a estrutura econômica da empresa, bem como outros detalhes importantes como o que se deve ou a quantidade de dinheiro que possui.

Este documento por si só não nos informa da variação ao longo de um período de tempo,mas sim da situação econômica concreta em um determinado momento. Isto nos permite comparar, entre balanços de um ano e outro, como foi modificada a estrutura da empresa.

Deve ser atualizado ao menos de forma anual e, visto que se trata de um documento público, podemos conhecer todos os balanços de empresas que desejemos, o que é bastante importante para os potenciais investidores de ditas empresas.

Estrutura do balanço financeiro

O balanço possui uma estrutura perfeitamente diferenciada, que se divide fundamentalmente entre:

  • Ativos: no lado esquerdo do balanço, onde podemos encontrar todos os direitos, investimentos e bens que pertencem à empresa. Para saber mais detalhes, recomendamos consultar nosso artigo "O que é ativo e passivo em contabilidade".
  • Patrimônio líquido e passivo: encontram-se no lado direito do balanço, o patrimônio líquido acima e o passivo abaixo. A parte superior compreende todos os fundos próprios, formados pelo capital contribuído pelos acionistas e reservas, e a parte inferior todas aquelas dívidas que são exigidas à empresa.

É importantíssimo saber que a soma de ambas as partes devem dar o mesmo resultado, comprovando assim que o balanço encontra-se fechado e que não há problemas na hora de comprovar e conhecer a situação financeira da empresa.

O porquê deve dar a mesma resposta à ideia básica de que o dinheiro não pode desaparecer, mas que tudo o que se adquire em empréstimos deve estar investido em algo, e todo o dinheiro investido deve vir de alguma parte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um balanço financeiro?, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é um balanço financeiro?