Procurar emprego

Como trabalhar em um aeroporto

Como trabalhar em um aeroporto
Imagem: ana.pt

Para muitos trabalhar na indústria da aviação seria um sonho tornado realidade. Trabalhar num aeroporto pode ser emocionante pois conseguirá ter a oportunidade de pular de país em país, estar em contato com uma enorme variedade de culturas e contatar com pessoas de diferentes países. O aeroporto tem uma infinidade de áreas de trabalhos que pode escolher consoante a sua formação profissional e percurso de trabalho. De seguida, mostramos-lhe alguns dos trabalhos mais populares de um aeroporto e o que necessita para se poder candidatar a eles. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como trabalhar em um aeroporto.

Também lhe pode interessar: Como trabalhar em Andorra

Índice

  1. Assistente de bordo
  2. Segurança
  3. Agente de viagem

Assistente de bordo

O assistente de bordo ou comissário de bordo é aquele que verifica o estado dos equipamentos interiores do avião, serve refeições e bebidas aos passageiros, demonstra aos passageiros os procedimentos de segurança e emergência, orienta os passageiros em caso de emergência e zela pela manutenção e limpeza do avião. Dependendo da companhia aérea que se pretender candidatar, existem alguns requisitos que deverá cumprir. Normalmente, para este cargo precisa de ter mais de 18 anos, porém algumas companhias exigem que tenha mais de 21 anos, não pode usar óculos para ver por uma questão de segurança, no entanto se usar lentes de contato não tem problema, não pode ter tatuagens em sítios que fiquem visíveis no fim da farda vestida, tem de saber nadar e tem de ter conseguir alcançar uma determinada altura com os braços esticados, dependendo da companhia aérea. Para se candidatar a este cargo basta ir ao site oficial da companhia aérea que pretender e procurar por datas de open days na sua localidade. O open day é um dia em que a companhia aérea realiza uma sessão de esclarecimento seguida de uma entrevista pessoal. Informe-se previamente sobre que documentos necessita de levar para este dia e se existe algum dress code. Os selecionados terão de fazer um curso de mais ou menos um mês e meio e passar nos exames da companhia, para conseguir as suas "asas". Os assistentes de bordo tem grandes benefícios de viagens não só para eles, mas também para alguns dos seus familiares mais próximos. Algumas das melhores companhias aéreas para trabalhar neste cargo de momento são a Emirates, Etihad Airways e a Qatar Airways, pois oferecem excelentes condições de trabalho e apostam bastante nos seus funcionários.

Segurança

Outro dos cargos de um aeroporto é trabalhar como segurança através da Transportation Security Administration. Os seguranças verificam os passageiros e a sua bagagem para garantir que está tudo em conformidade com a lei. Para saber mais sobre este cargo, os requisitos necessários e que trabalhos estão disponíveis aceda ao site oficial da Transportation Security Administration.

Agente de viagem

Um agente de viagem poderá estar naqueles balcões de venda de bilhetes nos aeroportos, em que tratará de fazer a reserva do passageiro, ou nos balcões de check-in no aeroporto ou ainda à entrada do avião verificando os bilhetes dos passageiros. Dependendo da companhia, poderá ou não ser necessário experiência na área ou possuir um curso na área. Para ver as ofertas de trabalho disponíveis para este cargo, terá de aceder ao site oficial da companhia aérea que pretender e verificar se há alguma oferta nesta área disponível. Normalmente, este cargo também tem benefícios ao nível de bilhetes não só para o funcionário, mas também para alguns dos seus familiares mais próximos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como trabalhar em um aeroporto, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Conselhos
  • Existem muitas outras áreas de trabalhos num aeroporto, para saber quais estão disponíveis terá de aceder ao site oficial da companhia aérea que pretender e procurar pelas ofertas de trabalho.
  • Certifique-se de que a sua personalidade e perfil condiz com os requisitos solicitados pela companhia aérea, assim terá uma maior probabilidade de ser selecionado.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
14 comentários
riccardo augusto
como trabalhar conduzindo push back
Laura Stefany
Seria muito gratificante trabalhar em um aeroporto, quero me torna uma agente de viagem, seus conselhos são otimos. :)
A sua avaliação:
allan leonan cunha de melo
eu nunca trabalhei,terminei meu curso de agente de aeroporto e queria esta oportunidade pra conhece melhor tudo sobre aeroporto. obrigado
A sua avaliação:
DAISY APARECIDA FONSECA
Eu gostaria muito de trabalhar em aeroporto, porem estou me formando em engenharia civil. Você tem uma dica para mim?
A sua avaliação:
Cicilia Daniela Matias Bezerra
olá bom dia! gostaria de saber se tem vagas de emprego para mim sou deficiente de auditivo te aguardo a sua resposta tenham uma ótima abençoado.
A sua avaliação:
márcio
gostei,muito últil as informaçoes.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcio! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
rejane da cunha
Quais as vagas que existem no setor operacional atualmente. Fiz vários cursos na varig, (abastecedor de aeronave) exerci a função por 13 anos.
Jerri Alves Barboza
Como trabalhar no aeroporto de operador de empilhadeira
Leia Beizy Co
Eu gosto muito de vossos conselhos Max eu quero formar nessa área eu queria mais opinião de vocês.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Leia, que bom saber isso, muito obrigada! E você pretendia formar-se especificamente em que cargo?
valquiriaalvesde souza
para trabalhar como agente de viagem precisa de experiência?
sandra queiroz
como faça para trabalhar como agente de aeroporto. o que precisa.
luiz felipe martins dos santos
ola.como faço para fazer parte em trabalhar em um aeroporto sendo meu 1 emprego
bueno
como faço para trabalhar de segurança no aeroporto,possuo experiencia no ramo.. quais empresas prestao serviço ao aeroporto,media de salario e escala de trabalho ?
ROSANE VENTURA RAMOS
Para trabalhar em um AEROPORTO é necessário ter altura x ou y? E na parte de chekin, precisa ter experiência?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Olá Rosane, normalmente só é exigida uma altura mínima para quem quer trabalhar como hospedeira de bordo. No entanto, esse requisito também vai depender da companhia para que pretende trabalhar. Se no anúncio de emprego não referirem a altura é porque não existe esse requisito mínimo. Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
Imagem: ana.pt
Como trabalhar em um aeroporto