Direitos do trabalhador

Como supervisionar o pessoal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como supervisionar o pessoal

Exercer um cargo de coordenação ou gerencia nem sempre é fácil, não se trata somente de ter os conhecimentos adequados para o posto, mas também de contar com a atitude indicada para lidar com um determinado grupo de pessoas, por isso em umComo.com.br oferecemos algumas estratégias importantes que você deve ter em conta na hora de supervisionar o pessoal .

Também lhe pode interessar: Como lidar com assédio no trabalho

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar está o óbvio, tratar ao outro com respeito, tato, ética e empatia, isto é não trate o seu pessoal como não gostaria de ser tratado, um conceito básico que se aplica tanto ao plano trabalhista como pessoal.

2

Seja um exemplo para os seus funcionários e colegas, pois reflete na sua própria conduta as exigências que você faz ao seu pessoal, caso contrário dificilmente poderá pedir-lhes que consigam algo sem que percebam que você mesmo não se esforça para fazê-lo.

3

Encontre um ponto médio entre ser um carneiro que segue cegamente a empresa e o gerente que só a critica. A sua equipe de trabalho deve vê-lo como uma pessoa consciente dos pontos fortes e fracos da companhia, como alguém que está disposto a defendê-los se for necessário, mas que também é consciente de como funcionam as coisas dentro da corporação.

4

Seja comunicativo, diga de forma efetiva o que precisa, proponha objetivos e aprenda a delegar, não deixe passar por alto nada que você pense que seja necessário informar ou que pareça óbvio, quanto mais claro melhor é a liderança.

5

Ainda que uma situação ou um funcionário deixe você de cabelo em pé, mantenha sempre a calma, ao perder o controle perde-se também a razão e o ponto válido do seu argumento, lembre-se.

6

Seja paciente, lembre-se que parte do trabalho inclui lidar com diferentes tipos de pessoas, umas mais trabalhadoras outras menos, umas com qualidades mais positivas e outras mais negativas, utilize a ferramenta da comunicação para que o seu funcionário saiba quando não está cumprindo os objetivos, mas faça isso com calma e paciência.

7

Ninguém quer um supervisor estilo mamãe, que sempre esteja em cima dos seus funcionários. Estabeleça normas e regras, deixando tudo bem claro e espere que sejam cumpridas pelos seus funcionários, se algum infringir as mesmas com frequência você deverá enfrentar o problema da maneira que considere lógica e justa, mas não pode desperdiçar a jornada de trabalho para seguir os passos de cada um.

8

Se sente que falhou como supervisor ou que não consegue dar o máximo desejado, não hesite em ir a um curso especial de formação e capacitação para melhorar suas habilidades. A ideia é que tanto você como os seus funcionários tenha a oportunidade de crescer sob a sua supervisão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como supervisionar o pessoal, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos

  • O respeito é básico para supervisionar e dirigir a qualquer grupo.
  • Seja um exemplo e um reflexo de boa conduta e lembre-se que a comunicação é a chave do sucesso gerencial.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como supervisionar o pessoal