Treinamento dos funcionários

Como ser um empregado eficiente

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser um empregado eficiente

A importância de aprender um método que nos permita ser mais efetivos organizando nosso tempo e, portanto, mais eficientes em nossas tarefas diárias, é algo que se revela necessário desde as primeiras etapas da nossa vida, quando estamos na escola. No entanto, são muitos os que atingem a maturidade sem saber fazer isso, e ao chegar ao mercado de trabalho deparam-se que esta virtude é uma exigência: você deve ser produtivo no seu trabalho, se ainda não sabe como ou acha que pode melhorar, em umComo.com.br damos algumas sugestões para que você descubra como ser um empregado eficiente

Também lhe pode interessar: Como ser o funcionário do mês
Passos a seguir:
1

Embora o ambiente de trabalho sirva para conhecer pessoas e estabelecer com elas relações, isto não deve ser uma premissa se para consegui-lo você tem de deixar de fazer suas tarefas e sacrificar tempo de trabalho, esta decisão o tornará menos produtivo e eficiente, por isso encontre o equilíbrio.

2

Seja pontual e aproveite as horas do dia, chegue na sua hora e realize o seu trabalho sem se distrair. A hora de almoço é um bom momento para compartilhar com os colegas e afastar-se momentaneamente do trabalho, mas tente acabar na sua jornada tudo aquilo que lhe corresponde.

3

Não comece um projeto sobre o qual tenha dúvidas, isto poderia levá-lo pelo caminho errado, fazendo com que você perca tempo e energia sem necessidade. Sempre que tenha dúvidas fale com o seu superior ou com o encarregado do projeto para esclarecê-las e traçar as diretrizes de trabalho, não tenha medo de perguntar.

4

Seja proativo, um empregado eficiente não fica sentado na sua mesa esperando que o trabalho chegue sozinho, pelo contrário, procura-o, contribui com ideias, interessa-se pelos projetos da empresa e trabalha neles com entusiasmo.

5

Não se queixe demasiado, em vez disso, forneça soluções. Claro que você pode se manifestar em desacordo com algo, mas não transforme isso em um desagradável costume para todos, tente contribuir com novas estratégias para resolver os inconvenientes e seguir adiante.

6

Mantenha-se disposto a aprender coisas novas. Há funcionários que se irritam quando algum processo muda, mas um funcionário eficiente aceita isso como parte do trabalho, se adapta a ele e continua com a sua tarefa; finalmente a passividade não evitará que as coisas mudem.

7

Seja comunicativo, com o seu chefe, com seus colegas, comunique suas dúvidas, ajude os que precisam, tente aprender mais sobre o trabalho que lhe corresponde, e diante de qualquer inconveniente enfrente diretamente o problema mediante o diálogo profissional.

8

Um funcionário eficiente conhece a importância de trabalhar em equipe e aplica isso no seu dia a dia; sabe delegar, sabe quando suas capacidades chegam a um limite e é o momento de confiar o trabalho a mais alguém, procura sempre os melhores resultados e não leva sozinho o crédito de cada projeto.

9

Mas sobretudo um funcionário eficiente é alguém altamente profissional, que sabe tratar o outro, que respeita os seus colegas, que procura sempre dar o melhor de si no trabalho, que não teme fracassar, que valoriza aprender, que desfruta com o que faz. Torne-se também um funcionário inestimável para sua empresa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser um empregado eficiente, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos
  • Mantenha-se sempre disposto no trabalho e com as melhores energias, ser proativo e otimista são características dos funcionários eficientes.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ser um empregado eficiente