Despachantes

Como ser despachante aduaneiro

 
Yuri Ferreira
Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ser despachante aduaneiro
Imagem: radargratuito.com

O despachante aduaneiro é um dos mais importantes profissionais na área aduaneira, sendo peça chave para qualquer processo de importação e exportação. Sua habilidade com a lógica de documentação e sua aptidão para lidar com a mercadoria, o transporte e o comércio internacional é bastante admirável. Nesse artigo feito por umComo, dissecaremos essa grande profissão, buscando explicar o que ele faz, o quanto trabalha, como ser despachante aduaneiro e todas as suas dúvidas acerca desse importante função na burocracia aduaneira.

Também lhe pode interessar: Para que serve um despachante

O que faz um despachante aduaneiro

A função do despachante aduaneiro é preencher e atualizar constantemente a documentação necessária para o processo aduaneiro. Ele é responsável pelo preenchimento de documentos relativos ao transporte de cargas de importação e exportação dentro do país, de forma muito similar ao despachante comum, mas especializada na área de tráfego de mercadoria entre países.

O despachante observará as qualidades da mercadoria, seu peso, tamanho, conteúdo e quantidade de objetos ali presentes para tudo quantificar em sua folha de mercadoria. Ele esclarecerá todas as qualidades da mercadoria e fará uma declaração de registro em Aduana para as entidades governamentais aduaneiras. Então, de acordo com o seu trabalho, a mercadoria poderá ser enviada ao Brasil.

O despachante aduaneiro geralmente presta serviços a empresas que fazem importação e exportação, sendo peça fundamental no momento de executar esse trabalhoso e burocrático processo de logística. Ao conhecer bem os métodos de aduana, esse profissional saberá guiar corretamente as necessidades da importação e terá total conhecimento acerca da documentação e da necessidade que existe em cada movimentação aduaneira.

Como ser despachante aduaneiro - O que faz um despachante aduaneiro
Imagem: grupopdi.com

Como se tornar despachante aduaneiro

Para se tornar um despachante aduaneiro, você deve fazer um curso na Abracomex (Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior) de aduana. Depois, deve conseguir um estágio como ajudante aduaneiro, profissional que auxiliará o despachante e os profissionais aduaneiros e então conseguirá ter a experiência necessária para fazer os serviços de despacho aduaneiro.

Não há de se esquecer que a regulamentação para o comércio exterior é bastante profunda e extensa. Para ser um bom despachante de Aduana, você deve ter uma ótima memória e uma compreensão exemplar das leis que compõem o regimento dessa profissão.

A Abracomex faz a formação de profissionais aduaneiros no Brasil com reconhecimento do MEC. Depois que você concluir o seu curso de formação com a instituição e já ter obtido os conhecimentos básicos para executar a legislação do comércio exterior dentro do Brasil, estará pronto para começar a trabalhar em uma empresa de importação ou exportação.

Como despachante aduaneiro, você poderá trabalhar como funcionário para empresas que necessitam fazer comércio exterior. Fazendo a representação dessa empresa, dependendo de seu serviço, pode conseguir uma boa remuneração. Mais satisfatório ainda é trabalhar como despachante aduaneiro, profissão muito importante para o mundo atual.

Você não pode ser despachante aduaneiro se você não possuir Ensino Médio Completo e possuir menos de dezoito anos. A média salarial do despachante aduaneiro em início de carreira é de R$2000,00 por mês.

Se você leu o artigo e acredita que essa é sua profissão, não tenha medo. O Brasil é um país que importa e exporta muito e continua crescendo nesse aspecto. A profissão de despachante aduaneiro não pára de crescer e pode ser muito proveitosa para quem a escolhe.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser despachante aduaneiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: radargratuito.com
Imagem: grupopdi.com
1 de 2
Como ser despachante aduaneiro