Leis sobre os salários

Como se pagam os feriados

Como se pagam os feriados
Imagem: actualicese.com

Os feriados são sim remunerados, mesmo que existam empresários que achem o contrário. Além disso, não se cobra da mesma maneira um dia normal de trabalho e um feriado; normalmente o empregado deverá ganhar bem mais se, por exemplo, trabalhar um domingo do que uma segunda-feira. Em umComo tiramos suas dúvidas e explicamos-lhe como são pagos os feriados ou... como deveriam ser pagos.

Também lhe pode interessar: Como calcular faltas no trabalho
Passos a seguir:
1

O domingo começa às 12 da noite do sábado e acaba às 12 da noite do domingo. Assim funciona com qualquer dia feriado. Segundo o artigo 68 da CLT, o empregador deve pagar a seu trabalhador um parcial de 100% sobre o salário normal, por dia trabalhado em feriado.

2

O extra que deve ser pago a mais ao empregado por trabalhar em um domingo é independente e adicional a qualquer outro extra, como por exemplo, o de trabalho noturno ou o de trabalho por horas extra.

3

Caso se trabalhe em um domingo à noite a partir das 10 da noite, o empresário deverá pagar o extra de 100% mais o de trabalho noturno que é de cerca de 50% a mais sobre o salário normal.

4

Caso o trabalho no feriado seja ocasional, o empresário e o trabalhador podem chegar a um acordo e escolher entre um descanso compensatório remunerado ou receber a remuneração. Se optar por receber a remuneração, esta será de 100% do salário normal; enquanto que na opção pelo descanso compensatório, o empregado poderá escolher em que dia da semana seguinte ele ficará livre.

Imagem: elblogdelasesor.es

Leia também: Dia do Trabalho é feriado ou ponto facultativo?

Como se pagam os feriados - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se pagam os feriados, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Gilvannia
Eu trabalho das 14:00 até 22:00 e no feriado a mesma coisa..Gostaria de sabe quanto custa ? Feriado!?
Joaquim Campos
Boa noite, gostaria que me enviassem qual o valor que dá um ferido em que trabalho 26 dias no mes e tenho de base 535€
Lindalva dos anjos
Já é lei? se o empregado trabalhar aos feriados o empregador pagar para seu empregado 200% ou 100% e uma folga?
ricardo santos
Trabalho em um condomínio e não recebo os feriados a administração dia e a só paga CE ouse dois feridos no mesmo cartão caso contrário CE for um feriado eles não precisam pagar, isto está correto
Carlos Alberto Muniz
Ainda não descobri como remunerar um feriado que cai num domingo, se a folga semanal é as segundas (exceto uma vez por mês).
wagner
o que e descanso semanal remunerado trabalho em uma empresa a 15 anos e a seis meses que comecei a receber tenho direito aos anos interiores
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Wagner, obrigada pelo seu comentário! Caso haja a necessidade de trabalhar aos domingos, é assegurado pelo menos um dia de repouso semanal remunerado coincidente com um domingo de cada período. Se esta é a sua situação e nunca recebeu, então deve falar com a sua empresa para tentar esclarecer esta situação.
Imagem: actualicese.com
1 de 2
Como se pagam os feriados