As entrevistas de trabalho de sucesso

Como saber se fui bem em uma entrevista

Ana Lopes
Por Ana Lopes. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se fui bem em uma entrevista
Imagem: opiniaorh.com

As entrevistas de emprego são fatores determinantes para a sua contratação, ou não, naquela empresa que é um atrativo para você (seja por que está desempregado, ou por que oferecem algum benefício que você tanto procura). Seria menos tenso se você se candidatasse para um emprego e, no dia seguinte, já te chamavam para trabalhar e evitassem mexer com sua saúde psicológica e mental, não é mesmo? Mas, as entrevistas são necessárias para a boa gestão empresarial, de modo a filtrar quem realmente tem capacidade para exercer determinada função dentro do ambiente corporativo. E é normal que você saia de uma achando que não foi muito bem, todos nós passamos por isso. Se você acaba de fazer uma entrevista, ou se participará de uma logo logo, em umComo.com.br serão feitas pequenas observações que, quando somadas, definirão se você se saiu verdadeiramente bem durante sua conversa com o recrutador.

Também lhe pode interessar: Perguntas para fazer em uma entrevista
Passos a seguir:
1

Tempo de duração da entrevista - no meio corporativo, tempo é dinheiro. Portanto, os recrutadores não ficarão jogando conversa fora com você. A entrevista é bastante objetiva, logo se você ficou um tempo considerável com eles é porquê se interessaram pelo seu perfil, é porque você se enquadra nas exigências para o cargo.

2

Interesse do recrutador - se o recrutador não fez cara de entediado e prestava bastante atenção no que você dizia, você foi muito bem.

3

Detalhes do cargo - se lhe apresentaram as especificações do cargo e o quais os objetivos da função afim de que você se interesse por isso, você é interessante para eles.

4

Informalidade - se houve momentos de informalidade e o recrutador mostrou interesse em saber um pouco mais sobre sua vida pessoal; se rolaram piadinhas e sorrisos, você está no páreo.

Como saber se fui bem em uma entrevista - Passo 4
Imagem: blog.contratanet.com.br
5

Detalhes da contratação - os recrutadores não entram em detalhes sobre data de início e salário do cargo, desde que estejam interessados em seu perfil e que considerem que você esteja apto para a função.

6

Detalhes dos próximos passos - se o recrutador especificou exatamente quem irá entrar em contato com você e quando será a próxima fase da entrevista, você está indo muito bem.

7

Retorno curto - se o feedback da entrevista for em um curto período (entre uma ou duas semanas), você é o profissional que eles buscam e eles não querem correr o risco de te perder para outra empresa do ramo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se fui bem em uma entrevista, recomendamos que entre na nossa categoria de Trabalho.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Andréa Souza
amei, recentemente fiz um entrevista não foi muito longo por que era umas 40 pessoas pra serem entrevistadas no mesmo momento, fiz uma prova antes, na entrevista ela me perguntou sobre minha vida, com quem morava se tinha namorado tracamos sorrisos, ela me fez uma pergunta eu travei um pouco fiquei muito nervosa mas me controlei ela me disse que se eu tivesse passado na prova o rh ia me ligar, não sei quanto tempo durou coisa de 15 a 20 minutos pela quantidade de gente, ela perguntou se eu não tinha problemas chegar 11 horas em casa as vezes quando precisasse eu de pronto disse que tinha disponibilidade total de horário, perguntou sobre meu antigo trabalho, eu não enchi linguiça ela me perguntava as coisas eu respondia sim ou não fui simples e objetiva citei os valores e a visão da empresa disse que me identificava, enfim demontrei meu interesse e fui sincera seja o que Deus quiser, eu não sabia que ia ter entrevista fui preparada para a prova mas se não deu foi mas experiência pra mim treinar e saber lidar com as futuras entrevistas.
elaine
E complicando, na minha opiniao indiferente de todos os sinais que possam indicar se voce foi bem ou nao, os recrutadores poderiam ter ao menos a consideraçao de retornar mesmo que for por email para informar que voce nao foi selecionado, pois eles determinam um prazo, muitas as vezes fala que e para inicio imediato e nem se quer ligam para dar um feedback.
Leandro padilha dos santos
Nem sempre um sorriso falso quer dizer que voce está empregado,as vezes eles fazem isso e nunca mais ligam para marcar nada,como já aconteceu comigo,e as vezes ainda fazem piadas no meio da entrevista mesmo assim não ligam depois para continuar com a tal suposta contratação,falsidade existe e muito,e eles muitas vezes sabem ser falso como profissão.
Ana Lopes
É, Leandro, nem tudo o que foi levantado no texto precisa ser tratado como regra ou como certeza. Vez ou outra, as atitudes dos entrevistadores podem ser diferentes.
Imagem: opiniaorh.com
Imagem: blog.contratanet.com.br
1 de 2
Como saber se fui bem em uma entrevista