Caixas eletrônicos

Como saber se dólar é verdadeiro

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como saber se dólar é verdadeiro
Imagem: catracalivre.com.br

É sabido que cerca de 0,01% de todas as cédulas que circulam no mercado americano sejam falsificadas, por estimativa do governo americano. Mesmo que o número seja pequeno, ainda estamos falando de grande quantidade de notas, talvez até mesmo você já tenha tocado em uma dessas, uma vez que as notas falsas também existem no Brasil, assim como em qualquer outro lugar do mundo. Se você tiver uma nota de dólar jogada na carteira, que tal dar uma verificada, só para ter certeza de que ela não é falsa.

Neste artigo umComo te ensina como verificar uma nota de dólar para saber se é verdadeira ou falsa.

Também lhe pode interessar: Como descobrir se um cheque é falso
Passos a seguir:
1

As notas verdadeiras possuem tintas que mudam de cor, porém, sempre uniformes, alterando entre o verde, verde escuro e preto, por exemplo.

Como saber se dólar é verdadeiro - Passo 1
Imagem: wikipedia.com
2

Saiba encontrar a marca d'água. Ao colocar a cédula sobre a luz você pode identificar um desenho que não é possível ver sem luz, meio sombreado que se localiza na parte branca e vazia da nota.

Como saber se dólar é verdadeiro - Passo 2
Imagem: ghiorzi.org
3

O selo de segurança é uma tira de plástico que não é impressa na cédula, é colada. Esta só é visível quando se coloca a nota em frente a luz, sendo possível ver o seu reflexo.

Esta tira só foi adicionada nas notas de 20 a partir de 1997 e nas de 50 dólares depois de 1998. Desta forma ainda se encontram algumas notas desses valores sem este selo.

4

Por traz dos retratos devem ser impressos desenhos em linhas finas e nítidas, sem falhas ou borrões.

5

As cédulas verdadeiras também possuem fontes em muito pequenas, através da microimpressão e só são visíveis com uma lente de aumento.

6

Considere comparar a nota com outra que você tenha certeza da autenticidade para que você possa notar se há diferenças visíveis. Lembrando que algumas notas podem ser apenas diferentes por causa da forma que foram manuseadas ou caso o dinheiro tenha molhado, desta forma até as canetas identificadoras (muito utilizadas em lojas para verificar a autenticidade das notas) podem falhar, uma vez que a textura do papel muda ao ser molhado.

7

Falando em textura, este é outro ponto que nos ajuda a determinar a autenticidade das notas. As cédulas falsas de baixa qualidade possuem uma textura mais grossa e menos áspera se comparadas aos dólares verdadeiros. O dólar autêntico é feito de fibra de algodão e linho, é o que dá a textura áspera e maior durabilidade para a nota, em comparação com o papel normal que é feito de árvores, uma vez que ele dura menos e tem uma textura mais lisa.

A composição da cédula verdadeira, tanto o papel como a tinta não são popularmente conhecidas ou divulgadas, desta forma a nota, ou o papel-moeda tem uma característica única, justamente para dificultar a sua falsificação.

8

O retrato, onde geralmente tem o rosto de um ex Presidente deve ser observado, ele contém gigantesca riqueza nos detalhes (nas notas verdadeiras) e por isso é tão difícil de reproduzi-lo, uma vez que o desenho é feito através de micro pontos.

Para este, não é preciso de lupa, apenas observe bem. As cédulas verdadeiras possuem retratos mais 'vivos' e destacados, fazendo com que pareçam sobressalientes em relação ao resto da nota.

Como saber se dólar é verdadeiro - Passo 8
Imagem: telefilm-central.org

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se dólar é verdadeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: catracalivre.com.br
Imagem: wikipedia.com
Imagem: ghiorzi.org
Imagem: telefilm-central.org
1 de 4
Como saber se dólar é verdadeiro