Como resolver conflitos laborais


Como resolver conflitos laborais

O local de trabalho é onde passamos uma parte importante do nosso dia. Por isso, quando existe um conflito laboral importante, este consegue afetar-nos de tal modo que é muito difícil separar este cenário da nossa vida pessoal. Tentar solucionar um problema deste tipo requer estratégia e diversas ferramentas, com o objetivo de recuperar novamente a paz. Por isso, a umComo.com.br oferece-lhe alguns conselhos importantes para que saiba como resolver conflitos laborais.

Instruções
  1. Os conflitos laborais podem surgir por diversas causas: maus entendidos, atrito entre colaboradores, situações pessoais, falta de cumprimento nos processos, falta de compreensão, entre outros. Não importa a origem, é necessário evitar, como mediador, colocar-se do lado de algum dos envolvidos, pois isto só aumentará o problema.

  2. Resolver o conflito entre duas ou mais pessoas deve incluir uma solução eficaz que impeça que este problema se repita ou se generalize a outros empregados. Não se trata apenas de solucionar o problema, mas também de o conter.

  3. Antes de resolver um conflito laboral, é importante analizar detalhadamente a situação e decidir o que fazer, que meios utilizar e criar um plano e um esquema. Deste modo, parte do caminho já estará percorrido pelo mediador.

  4. Para solucionar o problema, deve atuar diretamente. Se existe um conflito entre dois ou mais empregados, deve convocar uma reunião com as partes envolvidas para iniciar a negociação. Normalmente, as medidas indiretas não ajudam a acalmar o mal-estar.

  5. O objetivo é chegar a uma solução, mas é importante que os colaboradores entendam que, para tal, devem colaborar. Todos têm que ceder, mudar, modificar atitudes ou, se tal não acontecer, será difícil resolver o problema. Não se trata de ter ou não razão, mas sim de chegar ao que é melhor para todos.

  6. O mediador deverá ser firme, mas também objetivo na busca de uma solução. Se o problema é demasiado complexo e requer uma maior análise, não tenha medo de lhe dedicar algum do seu tempo para encontrar a forma de o resolver. Fazer uma reunião para tratar um conflito não implica que seja imediatamente resolvido. É melhor pensar antes de atuar.

  7. Apele ao profissionalismo. Não se trata de um jogo de meninos para ver quem é bom e quem é mau. Trata-se de chegar a um clima de harmonia. Por isso, é importante lembrar que não está numa sala de aula, mas sim num ambiente laboral sério.

  8. Para resolver um conflito, é importante conhecer o pessoal envolvido e poder determinar se se trata de uma situação isolada ou se há alguém que está constantemente a criar todos os problemas. Se assim for, talvez esse empregado seja um criador de conflitos e, neste tipo de casos, deve existir um maior cuidado.

  9. Inteligência emocional, respeito, objetividade e trabalhar por uma solução entre todos: estas são as melhores ferramentas a que pode recorrer na hora de resolver um conflito laboral. Cada caso é individual, mas em todos estas armas serão úteis. Boa sorte!

  10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como resolver conflitos laborais, recomendamos que entre na nossa categoria de Recursos Humanos.

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1 comentário


09-05-2013 LUIS HOSSI DIAS disse:
ESTOU A FAZER UM TRABALHO DE FIM DE CURSO SOBRE CONFLITOS LABORAIS PODEM ME AJUDAR POR FAVOR
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