Contrato individual de trabalho

Como receber o PIS

Como receber o PIS
Imagem: gilbertoleda.com.br

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa criado pelo Governo Federal, que tem como finalidade possibilitar a participação dos trabalhadores no desenvolvimento das empresas, promovendo a distribuição dos benefícios entre os seus empregados. Para que não perca este benefício tão importante, é importante saber o que tem de fazer para receber o PIS. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como receber o PIS.

Também lhe pode interessar: O que é o PIS

Passos a seguir:

1

Primeiro, é necessário estar inscrito no PIS para conseguir receber o abono. Se trabalhar com carteira assinada, esta inscrição é obrigatória para todo o trabalhador. Também é necessário reunir as condições exigidas pela lei, para isso veja o nosso artigo sobre quem tem direito ao PIS.

2

Depois de verificar as condições acima, deverá receber o seu cartão do PIS, com o seu número de inscrição. Este documento deve ser entregue na sua primeira admissão de emprego. Este cadastro no PIS deve ser feito pelo empregador na sua primeira admissão e apenas uma única vez.

3

Caso ainda não possua o cartão do PIS, dirija-se a uma agência da Caixa Econômica mais próxima de si e verifique se o seu cadastro já foi efetuado no sistema. Leve os seus documentos pessoais, caso seja necessário efetuar uma segunda via do cartão.

4

Se já possuir o cartão de cidadão, o processo para receber o PIS é mais simples. Para tal, dirija-se a um dos seguintes locais com o seu cartão:

  • Nos terminais de auto-atendimento da CAIXA;
  • Nas Lotéricas;
  • E postos do CAIXA Aqui.
5

Se ainda não tiver o cartão de cidadão, dirija-se a uma agência da CAIXA e leve os seus documentos de identificação, o RG e o CPF. Aqui, poderá receber o abono do PIS e solicitar também o seu cartão do cidadão e simultaneamente cadastrar a senha.

6

Existem prazos tanto para fazer o seu cadastro no PIS como para receber o abono. Normalmente, estas datas são avaliadas de acordo com as datas de aniversário. Fique atento a estas datas, pois após a data de vencimento, o valor não se encontra mais disponível. Consulte o calendário de pagamentos na página oficial da Caixa, clique no separador "Você", clique em "Serviços Sociais" e em "PIS". Por fim, clique em "Calendário de Pagamentos".

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como receber o PIS, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
esdon
quero saber o saldo do fgts inativo
Maria Guadalupe da Silva Korecek
Pis nº ******* - Registrada em 23/06/1989 - Aposentada em 11/10/1995- Não recebi o pis que foi pago e que tinha direito. PORQUE? Gostaria ainda de receber. Aguardo resposta
felipe dode flores
perdi minha carteira de trabalho,gostaria de saber se posso fazer a retirada apenas cvom os meu documentos pessoais.em qualquer caixa do brasiul?
Imagem: gilbertoleda.com.br
Como receber o PIS