Previdência Social

Como preencher a Guia da Previdência Social

Como preencher a Guia da Previdência Social

Para garantir no futuro a aposentadoria, todos os trabalhadores e até desempregados, têm de contribuir todos os meses com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Para tal, é necessário estar inscrito na Previdência Social e preencher a GPS (Guia da Previdência Social). Dependendo da atividade profissional, existem vários tipos de contribuições. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como preencher a Guia da Previdência Social.

Também lhe pode interessar: Como pagar INSS

Passos a seguir:

1

Pode preencher a GPS - Guia da Previdência Social - através da internet ou manualmente.

2

Para preencher a GPS pela internet, precisa de aceder ao site da Previdência Social. De seguida, terá de preencher os campos do formulário, indicando que em que categoria de contribuinte se encontra e colocar os seus dados de contribuinte, o NIT ou PIS ou PASEP. Clique no botão azul 'confirmar' e os seus dados deverão aparecer na tela. Confirme se os dados estão corretos e comece a preencher a guia. No campo 'Competência' preencha com o mês da contribuição e o respetivo ano. No campo 'Salário de contribuição' coloque o valor da sua renda, este dado é necessário porque o valor da contribuição é calculado com base nesta quantia. De seguida, indique qual o tipo de contribuição e a data de pagamento da GPS. Por fim, imprima a Guia da Previdência Social já preenchida.

3

Se optar por preencher a Guia da Previdência Social manualmente, precisa primeiro de comprar a guia, que poderá encontrar em qualquer papelaria ou banca de jornal.

Dica: Confira também como fazer cálculo GPS em atraso passo a passo.

4

Depois de comprar a guia, comece a preenchê-la seguindo estas indicações:

  • 1. Nome ou razão social/Fone/Endereço - neste campo deverá colocar o seu nome completo, um número de telefone e o seu endereço completo.
  • 2. Vencimento - este campo deverá ser deixado em branco, para a Previdência preencher.
  • 3. Código de pagamento - neste campo deverá colocar o número corresponde ao tipo de contribuinte que você é. Para isso, consulte esta lista de códigos.
  • 4. Competência - nesta área deverá colocar o mês da contribuição e o respetivo ano, neste formato 01/2014.
  • 5. Identificador - neste campo terá de colocar o seu número de identificação da Previdência, o PIS, PASEP ou qualquer outro código de inscrição no INSS.
  • 6. Valor do INSS - aqui deverá colocar o valor da contribuição respeitante a esse mês.
  • 7. e 8. - não precisa de preencher estes campos.
  • 9. Valor de outras entidades - os contribuintes individuais não precisam de preencher este campo. Este campo deverá apenas ser preenchido por empresas obrigadas a recolherem para Outras Entidades.
  • 10. Atualização Monetária, Multa e Juros - os contribuintes individuais também não precisam de preencher este campo. Este campo deverá ser preenchido pelas empresas com o somatório de atualização monetária, multa e juros de mora, caso existam.
  • 11. Total - neste campo deverá colocar o valor total da contribuição. No caso dos contribuintes individuais, deverão apenas colocar o mesmo valor que no campo 6. Os restantes deverão somar os campos 6, 9 e 10.
  • 12. Autentificação bancária - este espaço deverá ficar em branco.
5

Depois de ter a Guia da Previdência Social preenchida, basta levá-la a um banco ou a uma lotérica e efetuar o respetivo pagamento.

Veja também: Como saber o número do benefício da Previdência Social

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como preencher a Guia da Previdência Social, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
Suziley de Fátima Patrão
Tem como eu recolher 6 anos de atraso com o código 1406 ?
Maria da Glória Almeida Souza
estar muito complicado para eu solicitar meu extrato estou cansada de abaixar comece aqui e nao vai para lugar men um oque houve fizero um sistema para complicar e por gentileza como proceder com isto desde ja muito obrigado.
A sua avaliação:
joao batista ramos da silva
quero saber meu extrato discriminado referente ao pagamento do mes 8 DE 2016
A sua avaliação:
cintia pereira nunes
trabalho como vendedora autonoma e ganho por comissão como faço pra preencher a guia.
A sua avaliação:
gricelda alcinoe da silva
bom dia ! gostaria de saber sobre salario
Ronaldo nardy
ola meu nome é Ronaldo e falta 5 meses para completar 35 anos de contribuição eu posso pagar os cinco de uma só ves
luana
a que se refere o cod 1473, e quais documentos preciso ter para pagamento individual do inss. qual valor teria que pagar
nivaldo matias de oliveira
Pois como fazer para eu saber meu contra cheque.
Vivianne
Eu sou contribuinte facultativa e queria saber se o mês da competência é o mês seguinte e o ano é atua, por que estou em dúvida quanto a data da competência.
alzira moscon
queria saber se posso pegar todo meu pis pois tenho 54 anos e parei de trabalhar registrada
Marlenice
ficou horrível ver meu extrato de pagamento
nina
tem toda razão, apoiado também tive dificuldade, bota horrível nisso!
Como preencher a Guia da Previdência Social