Contaminação do Ar

Como podemos melhorar a qualidade do ar na cidade

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como podemos melhorar a qualidade do ar na cidade

As cidades mais povoadas superam os limites estabelecidos pelo governo. Em relação ao dióxido de nitrogênio (NO2) e às partículas de diâmetro inferior a 10 micras (PM10). Estes contaminantes são característicos das cidades e são originados principalmente por consequência do transporte terrestre, especialmente pelo uso da gasolina como combustível. A baixa qualidade do ar pode afetar a saúde das pessoas que moram nestas cidades, principalmente da população com problemas respiratórios e crianças. Como cidadãos, podemos ajudar a reduzir a emissão destes compostos introduzindo algumas mudanças em nossa vida quotidiana. Continue lendo este artigo de umComo e saiba como podemos melhorar a qualidade do ar na cidade.

Também lhe pode interessar: Como entrar na Guiana Francesa

Passos a seguir:

1

A maior parte dos deslocamentos pela cidade são inferiores a 2,5 quilômetros, para estas distâncias o melhor seria ir a pé ou de bicicleta, evitando o uso do carro e melhorando a emissão de CO2.

2

Aproveitar a viagem com pessoas que façam um trajeto similar ao nosso. Ao fazer isso, não só economiza combustível e dinheiro, como também reduz as emissões nocivas e o trânsito originado.

3

O uso do transporte público precisa de aproximadamente 15 vezes menos de energia por pessoa transportada e quilômetro. Os ônibus de muitas cidades estão sendo renovados com combustíveis mais limpos, como o gás natural, que reduz mais de 80% das emissões de NO2 e mais de 95% de PM10.

4

Podemos economizar combustível dirigindo a uma velocidade moderada e de forma suave, evitando frear ou acelerar bruscamente, usando marchas longas e fazendo uma boa manutenção do veículo.

5

Comprando veículos mais eficientes e que funcionem com combustíveis de baixa emissão de contaminantes na cidade. Por exemplo os veículos híbridos, elétricos ou com combustíveis como o gás natural ou gases liquefeitos de petróleo (GLP), sem esquecer que os carros menores emitem menos contaminantes do que os veículos grandes.

6

Podemos melhorar a qualidade do ar reduzindo o consumo do ar acondicionado, usando ventiladores de teto ou simplesmente fazendo um uso correto de janelas e da ventilação das casas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como podemos melhorar a qualidade do ar na cidade, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Conselhos

  • Existe muita documentação criada por organismos públicos que podem nos ajudar a saber como melhorar a qualidade do ar nas nossas cidades.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana paula
consigo melhorar a qualidade do ar da minha casa desde que adquiri um equipamento, não digo nome para não estar a fazer publicidade, mas o facto é que os problemas respiratórios, tais como faltas de ar diminuíram muito. reduziu-se bastante a utilização da ''bomba''
Como podemos melhorar a qualidade do ar na cidade