Imposto predial territorial urbano

Como pagar IPTU atrasado

Como pagar IPTU atrasado
Imagem: ebanoteles.blogspot.com

O IPTU é um imposto que deve ser pago anualmente e que é referente a imóveis localizados em regiões urbanas, sendo sinônimo de dor de cabeça para muita gente. Se você esqueceu a data de pagamento do IPTU e vasculhando os documentos em casa achou uma dívida de alguns anos atrás ou nem sabia que deveria pagar este imposto, não se preocupe, isso acontece com muitas pessoas e para tudo há uma solução. Para saber as formas de resolver seu problema, descubra nesse artigo do umCOMO como pagar IPTU atrasado e veja como é fácil sair dessa situação!

Índice

  1. O que é o IPTU
  2. Como pagar IPTU atrasado
  3. Quais são as taxas cobradas no IPTU atrasado
  4. O que acontece se não pagar IPTU em atraso

O que é o IPTU

A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano é um imposto cobrado dos proprietários de imóveis em zonas urbanas, sendo por vezes transferido ao locatário quando o proprietário não for também morador. O valor do IPTU varia com a região na qual o imóvel está localizado e também com sua dimensão, ou seja, quanto maior o imóvel, maior também será o imposto.

O IPTU possui lançamento anual e sua cobrança é entregue pelos correios de acordo com o calendário de seu município determinado conforme a data de vencimento escolhida por quem efetuou o cadastramento do imóvel. Quando o pagamento não é efetuado na data de acordo, o imposto se divide em parcelas pela prefeitura do seu município, parcelas essas que devem ser pagas o quanto antes, evitando atrasos. Algumas regiões não cobram imediatamente os juros sobre a data, mas o normal é o acréscimo de 1% do valor a pagar por mês na forma de juros compostos em caso de IPTU atrasado.

Muitas pessoas se questionam qual é a função do IPTU e a resposta para a questão é que esse imposto serve como caixa para a prefeitura da cidade na qual o imóvel está localizado. A verba adquirida por meio do IPTU é revertida para melhoras locais que são responsabilidade da administração do município, o que inclui asfalto, iluminação, saúde e segurança etc, cabendo aos vereadores e ao prefeito decidir para qual destino o dinheiro é mais urgente o necessário.

Como pagar IPTU atrasado

IPTU atrasado, o que fazer? Se você se questiona como pagar IPTU atrasado, saiba que existem diversas formas de pagamento, afinal, o documento pode ser pago normalmente da forma com a qual você está acostumado e prefere.

Como pagar IPTU vencido

A diferença entre pagar o imposto atrasado ou antes do vencimento, é que o documento pago na data correta será enviado pelo correios até seu endereço, entretanto, em caso de atraso, para pagar IPTU atrasado é necessário pedir uma segunda via do documento com as novas informações, o que inclui as possíveis taxas extras que podem ser cobraras. De forma geral, a segunda via do IPTU pode ser pedida no portal online da sua cidade, entretanto, caso você more em uma cidade pequena que não ofereça o serviço pela Internet, é possível pedi-lo diretamente na prefeitura, bastante para isso checar os horários de atendimento para moradores.

Onde pagar IPTU atrasado

É possível pagar IPTU vencido através de:

  • Praças de atendimento das secretarias de financias: necessário documento de identificação e a segunda via. O agendamento prévio é obrigatório e pode ser feito à partir do site neste link caso o imóvel esteja localizado na cidade de São Paulo.
  • Subprefeituras: segunda via obrigatória da única parcela ou qualquer uma das suas parcelas a se pagar. O atendimento é efetuado de segunda à sexta, das 9h às 16h.
  • Internet: a segunda via também é obrigatória, é possível pagar de segunda à sábado das 6h até 23h45 neste link.
  • Bancos conveniados: os bancos que realizam pagamento de IPTU são Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Safra, PAN, Rendimento, Daycoval, Bancoob, Banco Inter e Banco Original. O pagamento em bancos pode ser feito sem que haja a necessidade de impressão de uma segunda via pois automaticamente irão atualizar IPTU vencido e incluirá os juros a serem cobrados, o que também inclui pagamentos realizados pelos bancos online.

Lembrando que não há cobrança neste serviço, sendo assim, quando pedir segunda via do documento não se esqueça de pagar IPTU vencido. A segunda via também pode ser quitada em todos os bancos credenciados, no site da prefeitura é possível ver quais bancos são aceitos, o que varia de cidade para cidade. A lista acima foi realizada baseada na cidade de São Paulo, mas não se preocupe pois a maioria dos grandes bancos aceitam o pagamento.

Caso seja de sua vontade no futuro, é possível se cadastrar para que o pagamento do IPTU ocorra de forma automática e se livrar dessa preocupação, evitando esquecimentos que acarretem em atraso e taxas extras.

Leia também: Como tirar segunda via do IPTU

Quais são as taxas cobradas no IPTU atrasado

Todos os débitos não pagos até a data de vencimento serão acrescidos de:

  • Multa de 0,3% por dia, este valor não ultrapassa os 20% do valor do imposto;
  • Juros de 1% ao mês desde o mês do vencimento;
  • O débito para execução fiscal incide em 1% sobre seu valor judicialmente cobrado e os emolumentos/despesas judiciais definidos pelo órgão responsável pela sua região.
  • Os débitos inscritos em dívida ativa incidirão honorários advocatícios de 10%;Os juros incidem em todo o valor do crédito , ou seja o IPTU a multa e a atualização monetária. Portanto, tente pagar o IPTU sempre antes da data de vencimento, se não for possível, agora você já sabe o que precisa fazer se esquecer de pagar na data correta.

Como consultar IPTU atrasado

Para consultar IPTU atrasado, basta ir no site da prefeitura da sua cidade e fazer login com o seu número de contribuindo para saber quais são as suas dívidas e quais impostos estão sendo cobrados. Para os moradores de São Paulo, a consulta é feita em "IPTU - consulta a débitos", estando disponível das 6h às 22h00, de segunda-feira a sábado.

Como pagar IPTU atrasado - Quais são as taxas cobradas no IPTU atrasado
Imagem: cotiaecia.com

O que acontece se não pagar IPTU em atraso

Assim como todos os impostos, o pagamento do IPTU é obrigatório e tentar burlar esse gasto é algo que rega consequências. Se você agora sabendo como pagar IPTU vencido, você está com dúvidas em relação às consequências da falta de pagamento, veja abaixo o que poderá acontecer na falta do pagamento de IPTU atrasado:

  • Recebimento de notificação: após o vencimento de uma das faturas do IPTU, a prefeitura da cidade onde o imóvel se encontra enviará via correio uma notificação informando que o imposto está em atraso.
  • Proprietário com nome sujo: assim como qualquer outra dívida, dever um imposto também pode te deixar com o nome sujo. Ter o nome sujo isoladamente não é um problema, entretanto, isso faz com que a pessoa não consiga fazer empréstimos em bancos ou aumentar o créditos disponível em cartões.
  • Impedimento de venda do imóvel: quando vendemos um imóvel, o possível novo dono terá acesso aos dados que o envolvem, o que engloba a dívida do IPTU, que passará a ser do novo dono. Claro que ninguém vai querer adquirir um imóvel e ganhar uma dívida de brinde, a não ser que você faça um bom desconto no valor a ser pago.
  • Perda do imóvel: em casos mais graves, o não pagamento do IPTU pode acarretar na perda do imóvel, que passará a ser propriedade do Estado. Isso só ocorre quando a prefeitura da cidade entra com um processo contra o proprietário e ganha o imóvel na Justiça.

As dívidas de IPTU com tempo de 5 anos de atraso são relevadas APENAS se não houve nenhuma atitude efetiva de cobrança pelo estado ou instituição responsável. A regra só serve para 5 anos de dívida, se a dívida esta atrasada 9 anos e não houve caso de cobrança da instituição, o colaborador deve pagar apenas 4 anos da dívida.

Veja também: Como consultar IPTU pelo CPF

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como pagar IPTU atrasado, recomendamos que entre na nossa categoria de Finanças Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
56 comentários
A sua avaliação:
EDISON
Prezados Senhores, vendo uma conta de uma pessoa da ZN, de um IPTU, deixado em débito automático, mas que por qualquer motivo não foi paga, sendo notificado pela prefeitura, mas com correção de juros ou multas, com valores extorsivos, afinal, qual é a multa e juros diários por atraso de pagamento, vou conferir para a pessoa se os valores batem, mas que é escorchante, sem dúvida é...

A sua avaliação:
Ailton Lima da Silva
Parcelar iptu
A sua avaliação:
VENERANDA AGUIAR DE FREITAS
GOSTARIA DE RECEBER MEU IPTU.
A sua avaliação:
Carlos Roberto José
PRA pagar o IPTU pela internet, tem que fazer curso. VAMOS SIMPLIFICAR. EXPLO.
COLOCAR A INSCRIÇÃO E O MES É ANO QUE QUER PAGAR.
VALOR E O NÚMERO DO CODIGO DE BARRA.
SÓ ISSO. VCS COMPLICAM
A sua avaliação:
Vanderleia
Paguei a primeira parcela do meu iptu e vcs estão me comprando novamente
A sua avaliação:
getulio dornelas modanezi
tem como dividir iptus atrasado de outros anos aguardo resposta
A sua avaliação:
DULCE B SOSA FONSECA
PRECISO TIRAR A SEGUNDA VIA DO IPTU E NAO TO CONSEGUINDO COMO ME AJUDEM POR FAVOR, OBRGADA
A sua avaliação:
Maria Tereza da Sílva Gomes

Como faço para pagar cotas que estão em atraso do IPTU de 2019
A sua avaliação:
BENTO CARDOSO PATTO
Como pagar pelo refis
A sua avaliação:
carlos augusto d sousa
como parcelar os iptu em atrasos
helio camargo
como pagar divida ativa do iptu imovel em curitiba - pr
Francisca Lúcia Pinheiro
Eu fiz uma negociação, por motivos justos fiquei devendo duas prestações do parcelamento, como resolver agora
Terezinha de oliveira
Eu tinha uma negociação pelo PPI e não consegui mais pagar, agora quero resolver
eduardo assaf
fiz o parcelamento do iptu exercicio 2016/2017 a parcela venceu em 21/01/2019, como tirar a via atualizada para pagamento.
rejane
tenho iptu de 2014 em aberto, porém só percebi isso hj qdo fui buscar a segunda via de 2019 para efetuar o pgto. Todos os anos pós 2014 estão ok. mas 2014 aparece com processo xxx/2016 - execução fiscal o que eu faço?
Queli Fernandes
Bom dia meu nome é Queli, gostaria de saber como eu faço para pagar o IPTU atrasado, de meu apartamento ?
jiame mota
poxa esqueci de pagar uma parcela do iptu 2018, e agora como faço para efetuar o pagamento?
Bruno
Boa noite parcelei o meu IPTU em 3 x . Paguei 1 e 2 parcela não consegui pagar a terceira. No caso eu ficarei com esse débito +o de 2019 + mas os juros.
Pos um amigo falou que eu tinha que pagar tudo de novo.🤔
ORLANDO MIRANDA DE GUSMAO FILHO
Fiz acordo para o pagamento do IPTU, inscrição 089829-5, me esqueci de pagar a terceira parcela que venceu agora no dia 20/09/2018, o que faço para atualizar a parcela E PAGAR?
joel
Graças ao explicativo do conteúdo do site me poupou transtorno de ir ate um banco para pagar IPTU com atraso,fiz os procedimento como descrito gerei uma 2 via e paguei pelo 24 hrs pratico e sem burocracias.
Liliane
Entao como vc fez e vc achou que foi segura o service pela Internet
Imagem: ebanoteles.blogspot.com
Imagem: cotiaecia.com
1 de 2
Como pagar IPTU atrasado