Criar uma empresa editorial

Como montar uma editora

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como montar uma editora
Imagem: pensandomarketing.com

Hoje em dia, com a grande demanda que têm as empresas editoras, a popularidade dos livros eletrônicos e os avanços de software, a publicação de livros nunca foi tão fácil. Esta é uma atividade que requer experiência criativa e empresarial, e pode ser um negócio rentável se você tiver paciência para construir um catálogo de livros e tempo para negociar. Assim, se você estiver interessado em saber como montar uma editora, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe damos alguns conselhos.

Também lhe pode interessar: Como rastrear uma compra no Mercado Livre
Passos a seguir:
1

Dê um nome à sua editora, certifique-se de que não esteja já sendo utilizado. Uma vez que o tiver, registre-o como DBA (Database Administrators) ou LLC (Limited Liability Company). Para publicar seus próprios livros, um DBA funcionará bem. Se você publica livros de outros autores, terá que estabelecer uma LLC. Se você decidir formar uma LLC e publicar livros de outros, é possível que deseje consultar um advogado para obter assessoramento legal. Você pode registrar-se para obter um DBA ou um LLC online, visitando o site da Associação de Pequenos Negócios.

2

Contrate o pessoal que precisa para lhe ajudar com a publicação de livros. Você pode fazer a maior parte do trabalho ou pode administrar para organizar seus funcionários. Neste tipo de negócio será bom se puder contar com a ajuda de familiares e amigos. É possível que precise de um contador, um ilustrador e uma pessoa que se encarregue de relações públicas ou de marketing. Definitivamente, você precisará de um editor. Se você publica seus próprios livros, não cometa o erro de achar que você pode editar seu próprio trabalho.

Como montar uma editora - Passo 2
Imagem: truity.com
3

Defina formas de distribuição. Só a impressão dos livros não é suficiente. Não é necessário imprimir os livros antes do tempo e armazená-los, você pode imprimir quando você precisar deles. Para isso escolha uma gráfica que também ofereça uma distribuição de catálogos de livros. Se você publica seus próprios livros, certifique-se da compra de seus números ISBN em Bowker (o único meio legítimo para comprar ISBN). O ISBN é o Número Padrão Internacional Livro que identifica seus livros e você como editor. Também engloba os livros que aparecem no catálogo nacional de impressão e os disponibiliza para a compra.

4

Publique livros eletrônicos se for possível. Os recursos online tais como o Kindle da Amazon e a Smashwords darão acesso a um enorme mundo online de clientes. Ao publicar livros eletrônicos através do catálogo Premium, você conseguirá colocar seus livros na Barnes & Noble, livraria IPAD da Apple e na loja da Sony Reader. A Smashwords recebe todo o dinheiro por você e o distribui à sua empresa de publicações a cada três meses. A Amazon distribui o dinheiro mensalmente.

Como montar uma editora - Passo 4
Imagem: ccaa.com.br
5

Comercialize seu livro. Chame os meios de comunicação como rádios e jornais locais e dê entrevistas. Visite as livrarias da região e ofereça fazer lançamento dos livros. Utilize as redes sociais como o Facebook e o MySpace para promovê-los. Quanto mais visíveis forem os seus livros, maior a probabilidade de vender o suficiente para manter sua editora com vida.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como montar uma editora, recomendamos que entre na nossa categoria de Economia e Negócios.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: pensandomarketing.com
Imagem: truity.com
Imagem: ccaa.com.br
1 de 3
Como montar uma editora