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Como fazer uma venda de forma efetiva

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma venda de forma efetiva

Se você é um funcionário, seja da área comercial ou de vendas, um dos componentes essenciais para ter sucesso, é possuir a capacidade de realizar uma série de vendas de forma efetiva. As vagas para vendedores estão projetadas para convencer as pessoas a comprar um serviço ou produto.

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Passos a seguir:

1

Seja rápido. Na apresentação de qualquer coisa, ajuda muito se você for sucinto, pois geralmente as pessoas não tem muito tempo disponível. Muitas vezes, as pessoas têm pouca capacidade de atenção, e se você não conseguir o interesse delas em um determinado prazo de tempo, elas acabam por o descartar. Faça o possível para que seu discurso tenha ao redor de 225 palavras, no máximo. São discursos conhecidos como "conversa de elevador", pois devem durar quase a mesma coisa que uma viagem de elevador.

2

Mostre os benefícios. A modéstia não serve para nada quando você está querendo promover alguma coisa. Diga coisas sobre seu produto ou serviço que emocione e fascine as pessoas (por exemplo: É energia eficiente e requer muito pouco dinheiro para funcionar). Fale a respeito de como você acha que o produto ou serviço será lucrativo, sobre seus primeiros seguidores e a forma em que o produto/serviço é superior à concorrência.

3

Foque em seu terreno de jogo. É importante ser muito específico com os detalhes. Não seja preguiçoso, pois você só acabaria confundindo as pessoas. Defina exatamente o que seu produto ou serviço pode fazer. Se estiver oferecendo uma poltrona de massagem, por exemplo, não se limite a dizer que ela ajudará o cliente a relaxar. Diga exatamente o que ela pode fazer pelas costas e quais músculos ela irá trabalhar.

4

Seja consciente de quem é seu público. O público é um fator essencial quando se trata de vendas e marketing. Sem público, nenhuma dessas coisas existe. Pense que você dirige esta informação, e pense também em que tipo de informação lhe interessa. Se você estiver falando para executivos de marketing de cargos elevados, de idade média, considere o que é que poderia despertar seu interesse e que tipo de objetivos eles poderiam ter. Por exemplo, podem se interessar por produtos dirigidos a estudantes do ensino médio, pois é provável que tenham filhos dessa faixa etária.

5

Seja difícil. Evite o uso de vocabulário pobre. Mostre confiança. Evite começar frases dizendo "Eu acho que..." Ao contrário, mostre seu valor e diga "Eu sei que..." Evite minar sua credibilidade parecendo inseguro com o que está querendo promover.

6

Ensaie sua apresentação. Não entre em sua apresentação de vendas sem preparação. Pratique antes, desde o tom de voz até as expressões e gestos das mãos. Prepare o terreno do jogo diante de seus amigos para obter críticas e opiniões, ou pratique sozinho na frente do espelho para ter uma ideia do que o público vai ver. Mantenha, também, esse ensaio dentro do tempo desejado. Se você só possui dois minutos, pratique para permanecer dentro desse tempo.

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Conselhos

  • Mantenha o humor com moderação, com argumentos de venda. Se você faz uma piada sem graça e ninguém ri, talvez você passe por um momento incômodo, principalmente se já se sente pressionado pelo tempo e deve convencer com argumentos rápidos.
  • Use acessórios com moderação. Como você deve evitar ser muito espetacular em seu discurso de vendas, mantenha poucos elementos de apoio.
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