Acusar alguém

Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação

Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação

Quando uma pessoa é acusada falsamente de ter cometido um crise significa que ela sofreu uma calúnia e quando alguém sofre uma ofensa a sua reputação é uma difamação. Conhecer o significado dessas palavras é fundamental, inclusive, na hora de saber como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação. Para o ajudar a entender como proceder nessa hora, veja as informações que o umComo.com.br juntou sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma queixa crime de injúria
Passos a seguir:
1

Cada vez mais, as pessoas estão cientes dos seus direitos e, por isso, fazem-nos por valer. Isso significa que a tolerância às mentiras e ofensas está diminuindo e os indivíduos estão aceitando menos as situações em que se sentem humilhados e caluniados. Saber fazer uma queixa crime por calúnia e difamação, portanto, torna-se um dever de todas as pessoas que não querem mais “levar desaforo para casa”.

Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação - Passo 1
2

Especialistas afirmam, aliás, que quanto mais os cidadãos denunciarem esses crimes, menos serão cometidos, uma vez que assim os indivíduos pensam duas vezes antes de falar o que não devem. De qualquer forma, o primeiro passo após uma pessoa sofrer calúnia ou difamação é fazer um boletim de ocorrência, o BO, na delegacia de polícia mais próxima. Embora, atualmente, todos os estados brasileiros já possuam delegacias virtuais, para fazer uma queixa desses crimes é necessária a presença da vítima na delegacia.

3

Em algumas delegacias online, é possível iniciar o boletim de ocorrência e depois a pessoa tem um prazo para ir pessoalmente à sede da delegacia finalizar o relato. O mesmo ocorre quando há crime de ameaça, injúria e falsa identidade. Além disso, mesmo que esses crimes sejam virtuais, ou seja, ocorram através da internet, a vítima deve denunciar. Se em sua cidade houver uma delegacia especializada em crimes cibernéticos, é diretamente para lá onde deve ir.

Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação - Passo 3
4

Mesmo antes de prestar a queixa, entretanto, especialistas lembram de alguns cuidados que a pessoa que sofreu a calúnia ou difamação deve ter. Entre eles, reunir o máximo de provas possíveis associados ao crime. No caso de crimes virtuais, a vítima deve imprimir o e-mail em que existe a calúnia ou difamação. O mesmo acontece se a frase estiver em redes sociais, chats de bate-papo, blogs e demais mídias. Nessa hora, procure imprimir, inclusive, os locais onde aparecem as datas e horas do ocorrido.

5

Além da versão impressa, vale a pena salvar todo o conteúdo no computador e uma cópia em CD, DVD, pen drive ou similar. Se a calúnia ou ofensa não foi virtual, mas está escrita em algum lugar ou existem fotos e vídeos do momento, é importante que a pessoa consiga mostrá-los à polícia. Porém, em algumas situações essas provas podem não valer, assim, o melhor a se fazer é ir a um cartório e fazer a chamada declaração de fé pública a fim de dar credibilidade às suas provas.

6

Uma alternativa é lavrar uma Ata Notarial do conteúdo ofensivo, a qual possui a mesma finalidade, de dar credibilidade à vítima. Já se a calúnia ou difamação foi pelo telefone busque com a operadora do aparelho usado maneiras de obter a gravação. Caso a vítima decida levar o caso à justiça, é importante ainda que tenha testemunhas que possam contar o que viram ou ouviram.

Quer saber mais sobre leis? Confira também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação, recomendamos que entre na nossa categoria de Leis.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
ines
meu marido me denunciou na delegacia por lesao corporal, agora recebo intimacao em casa, predio de condominio, por porteiros , etc e tenho que dar plantao em hospital, sem tempo de ir na delegacia....sempre cai no meu plantao...posso denuncia lo por calunia e difamaçao?
A sua avaliação:
Vanderléa Rocha Barbosa Monnerat
Boa tarde. Frequento o chat do Uol a 10 anos, sendo que agora estou sendo difamada, xingada, tendo minha foto exposta e das minhas filhas assim como calúnia referente ao meu neto que tem apenas 7 anos, nunca passei por isso e gostaria de saber como devo agir dentro da lei. Desde já agradeço.
geremias pereira de souza
eu to sofrendo de calunia na igreja ta muito dificio
Evinlyn da silva barbosa
Como denunciar uma possoa que esta falando uma coisa que eu não fiz
Rosileni
boa noite minha prima me ofendeu me chamou d vagabunda, sem vergonha, barraqueira dize tbm q eu era cheira pinto e q ia chama meus ex maridos que teriam prova contra mim.o q faço nesse caso. primeiro fui casada por 5 anos com meu ex marido e é claro antes dele tive namorado mas marido foi só ele e o q estou atualmente. o q posso faze nesse caso.
Elaine Augusta da Silva
Gostaria de saber sobre a ATA Notorial do conteúdo ofensivo, pois tenho dúvidas se posso faze - la com minhas proprias palavras? Fui acusada de ter discutido com uma funcionária do trabalho pela mesma , mas além de nada ter acontecido estou respondendo e prestando declarações na disciplina do setor. Além das piadas dos colegas de trabalho de que sou agressiva pela fofoca que a mesma provocou no setor.
1 de 3
Como fazer uma queixa crime por calúnia e difamação